Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

06/03/2020 - 14h16min

Editorial

O jornalismo é vital

Compartilhar no Facebook

Em tempos difíceis, de crises econômica e ética, de desequilíbrio entre direitos e deveres, a crítica ampla, geral, irrestrita e leviana assumiu espaço importante nas múltiplas plataformas de comunicação na Internet, o que é muito perigoso. Notícias falsas geram doenças sociais, muitas vezes mortais e contagiosas. E por mais que se tente desqualificar a Imprensa, o que é percebido com facilidade, o jornalismo profissional é o antídoto mais eficaz para combater os efeitos nefastos das informações falsas.

Essa semana, com o surgimento da notícia de um caso suspeito do novo coronavírus em Guaíba, foram disparadas diversas mensagens e opiniões na Internet sem embasamento consistente. Interesses de toda ordem logo se apoderaram da informação, gerando confusão e insegurança na população.

A Gazeta Centro-Sul buscou informações com fontes oficiais a respeito do caso. Tão logo os esclarecimentos chegaram ao Jornal, a divulgação foi publicada no site da Gazeta na Internet e na sua página no Facebook. Por meio de um texto objetivo, a comunidade local teve acesso ao que realmente aconteceu e como o caso está sendo tratado pelas autoridades competentes. O acompanhamento deste episódio segue nesta edição impressa. Este é apenas um exemplo da importância da Imprensa profissional neste contexto movediço e perigoso, onde informações falsas e tendenciosas se multiplicam com muita rapidez, e de como isso pode ser combatido com eficiência.

A Imprensa também erra e é possível que existam veículos que deixem dúvidas em relação a sua linha de trabalho, pois falhas e fragilidades existem em todos os segmentos da sociedade. Entretanto, não se pode generalizar e desconsiderar o relevante trabalho da Imprensa profissional para a população. O jornalismo de verdade é vital para assegurar a liberdade de expressão respeitosa, a democracia e os direitos dos cidadãos, bem como reivindicar a legalidade, alertar sobre deveres e valores fundamentais para se alcançar justiça social.

Publicado em 07/3/20.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados