Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

30/08/2019 - 15h05min

Editorial

Informação faz a diferença

Compartilhar no Facebook

Neste momento de ebulição social no Brasil, com milhares de manifestações divulgadas em redes sociais na Internet, é importante que a sociedade reflita sobre a fonte das informações, observando os interesses que sustentam estas manifestações. O pedido de ética por quem não tem ética é tão estéril quanto a expressão do desinformado.

É perturbadora a quantidade de assaltos, arrombamentos e furtos que acontecem diariamente no Brasil, mas é bem mais perturbadora a verdade por trás de muitos destes crimes, considerando quem são os clientes dos produtos roubados: se não tiver quem compre, não há ladrão fornecedor.

Em relação às manifestações, muitas são legítimas, com embasamento, sustentadas pela democracia, portanto, necessárias. No entanto, há correntes partidárias agindo de forma dissimulada, utilizando-se de notícias falsas com o objetivo de tomar o poder para garantir vantagens corporativas.

O cidadão bem informado deixa de fazer parte das massas de manobra, formadas por indivíduos empolgados e levianos, que pendem para qualquer lado, principalmente para o que usa a verdade como fachada a fim de promover a enganação.

Para compreender a importância da informação no contexto das manifestações e reivindicações, basta observar a argumentação que serve de base. Não raro percebe-se correntes opinando a respeito de temas que desconhecem. Os problemas que afetam a sociedade em geral dependem de soluções baseadas em conhecimento. Para que se tenha transporte coletivo de qualidade, por exemplo, é preciso que se conheça o funcionamento que garanta a sustentabilidade do sistema. Sem esta compreensão, o cidadão se torna presa fácil do oportunismo corrosivo que sobrevive da ignorância.

A fonte da informação é como a água, se não for limpa pode matar. Nas sociedades desenvolvidas também existem dificuldades e desajustes, entretanto, a valorização da informação de qualidade e, consequentemente, a politização da população faz toda a diferença em relação à qualidade de vida da coletividade.

Publicado em 31/8/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados