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Sexta-feira, 18 de outubro de 2019

23/08/2019 - 15h38min

Editorial

Igualdade de Oportunidades

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Em 2017, foi sancionada a Lei 13.585, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 21 a 28 de agosto. O objetivo é debater e esclarecer as condições dos deficientes, bem como contribuir para eliminar o preconceito e promover a inclusão social.

Especialistas ressaltam que a pessoa com deficiência tem limitação física ou mental que pode afetar aspectos comportamentais, que lhe dão um perfil peculiar; no entanto, ela sente, pensa e é capaz de criar, o que lhe assegura direitos.

O preconceito e a rejeição, que se manifestam de diversas maneiras, agravam sobremaneira o problema. A rejeição muitas vezes está entre as pessoas próximas do deficiente, começando pela dificuldade em aceitar a realidade. Isso é perda de tempo.

Crianças especiais que recebem incentivo e carinho em suas famílias e na escola tendem a se desenvolver melhor, com atitudes positivas nos processos de aprendizagem.

A missionária e pedagoga Ana Luiza Lopes Sinieghi esclarece que, quando se fala em inclusão escolar, não se trata de reunir os diferentes proporcionando um ensino igual para todos, o que leva a uma tentativa de normatização, mas significa proporcionar a todos os alunos o aprendizado de conviver com a diversidade. A educação inclusiva requer ações que permeiam personalização do ensino, revisão de práticas escolares excludentes e compromisso no atendimento e tratamento da pessoa com deficiência intelectual.

É imprescindível envolver os pais, educadores e especialistas no processo de integração escolar e social, tendo em vista que essa integração é uma ponte que leva ao bem-estar físico, emocional e educacional da criança.

A inclusão da pessoa com qualquer deficiência passa pela garantia do seu direito à igualdade de oportunidades sociais e educacionais.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é importante para promover o debate, que é o caminho para a implementação de ações práticas permanentes de inclusão, a fim de assegurar qualidade de vida e respeito.

Publicado em 24/8/2019.


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