Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

16/08/2019 - 14h54min

Editorial

Fiscalização e Respeito

Compartilhar no Facebook

A vida em sociedade requer respeito ao próximo como uma das principais atitudes dos cidadãos, considerando a divisão do espaço comum e a necessidade de convívio em harmonia. No entanto, infelizmente, este entendimento básico não é aplicado como deveria na maioria dos centros urbanos do Brasil. Sendo assim, é preciso que processos de educação e de fiscalização funcionem efetivamente, visando garantir a segurança e a harmonia no convívio social.

Em suas edições semanais, a Gazeta Centro-Sul tem publicado diversas reportagens e manifestações de leitores, abordando sobre os problemas gerados pela precariedade da fiscalização e sobre a falta de respeito à legislação. Isso se materializa com mais intensidade no lixo descartado de forma irregular, no vandalismo e na mobilidade urbana.

As falhas do poder público e de parcela da sociedade estão reveladas nos logradouros degradados, nos passeios públicos com trechos que são verdadeiras armadilhas, e nos flagrantes de desrespeito às leis de trânsito, tanto por parte de motoristas e motociclistas, quanto de pedestres e ciclistas. A banalização do desrespeito às leis é uma triste realidade em muitas cidades brasileiras, o que resulta em números assustadores de mortes e mutilações decorrentes de acidentes.

Recentemente, a Prefeitura reiniciou o sistema de fiscalização de trânsito por meio de radar eletrônico. Com isso, espera-se que a população possa se conscientizar da importância de se respeitar a legislação, mesmo que isso aconteça por meio da punição, tendo em vista que o processo educativo tem se mostrado ineficiente até o momento.

A vida em sociedade requer conscientização da necessidade do cumprimento integral das leis por parte da população, bem como uma fiscalização atuante do poder público, visando alcançar o convívio comunitário em harmonia.

Publicado em 17/8/2019.


Últimas Notícias

Obras de revitalização da Praia da Alegria, em Guaíba, deverão iniciar em março. Ver matéria nesta edição da Gazeta Centro-Sul.

Abacaxi derruba diretor municipal em Guaíba. Confira na Coluna impressa de Leandro André.

Guaíba. Motorista de aplicativo, Rafael da Silva, 31, desapareceu no dia 6. Seu carro foi encontrado queimado sábado, 8, no Mathias.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2020 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados