Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

16/08/2019 - 14h54min

Editorial

Fiscalização e Respeito

Compartilhar no Facebook

A vida em sociedade requer respeito ao próximo como uma das principais atitudes dos cidadãos, considerando a divisão do espaço comum e a necessidade de convívio em harmonia. No entanto, infelizmente, este entendimento básico não é aplicado como deveria na maioria dos centros urbanos do Brasil. Sendo assim, é preciso que processos de educação e de fiscalização funcionem efetivamente, visando garantir a segurança e a harmonia no convívio social.

Em suas edições semanais, a Gazeta Centro-Sul tem publicado diversas reportagens e manifestações de leitores, abordando sobre os problemas gerados pela precariedade da fiscalização e sobre a falta de respeito à legislação. Isso se materializa com mais intensidade no lixo descartado de forma irregular, no vandalismo e na mobilidade urbana.

As falhas do poder público e de parcela da sociedade estão reveladas nos logradouros degradados, nos passeios públicos com trechos que são verdadeiras armadilhas, e nos flagrantes de desrespeito às leis de trânsito, tanto por parte de motoristas e motociclistas, quanto de pedestres e ciclistas. A banalização do desrespeito às leis é uma triste realidade em muitas cidades brasileiras, o que resulta em números assustadores de mortes e mutilações decorrentes de acidentes.

Recentemente, a Prefeitura reiniciou o sistema de fiscalização de trânsito por meio de radar eletrônico. Com isso, espera-se que a população possa se conscientizar da importância de se respeitar a legislação, mesmo que isso aconteça por meio da punição, tendo em vista que o processo educativo tem se mostrado ineficiente até o momento.

A vida em sociedade requer conscientização da necessidade do cumprimento integral das leis por parte da população, bem como uma fiscalização atuante do poder público, visando alcançar o convívio comunitário em harmonia.

Publicado em 17/8/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados