Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

12/08/2019 - 14h29min

Editorial

Educação Ambiental Já!

Compartilhar no Facebook

Acúmulo de lixo nos logradouros e equipamentos públicos danificados por vândalos são sinais de que se faz necessária a implantação de um programa eficaz de Educação Ambiental no Município, além de um serviço de fiscalização atuante.


Em Guaíba, no início da década de 1990, a Diretoria de Meio Ambiente e a Secretaria de Educação implantaram um programa de Educação Ambiental denominado “Plantando Ecologia”, com o objetivo de construir uma sociedade mais atenta às questões ambientais, com consciência ecológica. Entre as atividades mais importantes desenvolvidas, destacaram-se a participação das escolas no sistema de coleta seletiva de lixo; a realização de hortas comunitárias; promoção de palestras e visitas técnicas. Todo o trabalho nas instituições de ensino era coordenado por professores previamente treinados, com apoio dos alunos. O engajamento era significativo e abrangente, envolvendo as famílias dos estudantes e as comunidades dos bairros.

Por meio de parcerias, a Prefeitura mantinha espaços para o descarte de caliças, entulhos e galhos, o que garantia uma cidade relativamente limpa. Tudo isso com um orçamento cerca de 14 vezes menor do que o atual. Infelizmente, com as sucessivas trocas de governos, o Plantando Ecologia foi desativado, sendo substituído por ações teóricas com pífios resultados práticos.

A experiência de Guaíba, relatada acima, mostra que a preservação ambiental depende mais de vontade política do que de dinheiro.

Neste momento em que o Município está implantando ecopontos e executando um amplo projeto de arborização urbana, seria importante que o Governo integrasse estas ações a um programa educativo, envolvendo a comunidade por meio das escolas, conforme aconteceu no início da década de 1990.

É preciso criar na sociedade o sentimento de pertencimento para que todos se sintam responsáveis pelo bem-estar ambiental e social. Compreender a importância da Educação Ambiental é o primeiro passo para tomar o caminho que leva à qualidade de vida para todos.

Publicado em 10/8/2019.


Últimas Notícias

Obras de revitalização da Praia da Alegria, em Guaíba, deverão iniciar em março. Ver matéria nesta edição da Gazeta Centro-Sul.

Abacaxi derruba diretor municipal em Guaíba. Confira na Coluna impressa de Leandro André.

Guaíba. Motorista de aplicativo, Rafael da Silva, 31, desapareceu no dia 6. Seu carro foi encontrado queimado sábado, 8, no Mathias.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2020 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados