Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

29/07/2019 - 13h48min

Editorial

Espaços Públicos

Compartilhar no Facebook

Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul traz matéria de destaque sobre o projeto de revitalização da margem na Zona Sul de Guaíba, que deverá ser executado pela CMPC, em cumprimento ao acordo firmado entre a empresa, o Ministério Público e a Fepam. O tema trata de uma questão significativa, que é amplamente divulgada pela Gazeta: a importância dos espaços públicos para a qualidade de vida da população que vive em conglomerados urbanos.

De acordo com a explanação feita pelo diretor de relações institucionais e comunicação da CMPC Brasil, Daniel Ramos, a orla no entorno da fábrica de celulose deverá ser totalmente revitalizada, com implantação de calçadões, ciclovias, decks, jardins, canchas de esportes na areia, ambientes de convivência, espaço pet e nova iluminação, melhorando sobremaneira uma região da Cidade que está bastante degradada.

No contexto apresentado, cabe ao Governo Municipal legalizar uma área na faixa de areia da Praia da Alegria, onde famílias vivem em condições precárias. A Gazeta questiona a Prefeitura sobre como pretende fazer a sua parte.

Guaíba é um município com belezas naturais em abundância e uma consistente bagagem histórica, o que o qualifica para desenvolver o turismo de forma profissional, bem como oferecer espaços aprazíveis para os seus moradores.

Além da orla, há um parque ecológico em estudo para ser implantado na Unidade de Conservação no Morro José Lutzenberger, localizado na área central da Cidade.

O sistema de Parceria Público-Privada (PPP) tem se mostrado um caminho viável a ser seguido, visando agilizar a revitalização de espaços públicos naturais, que por falta de conservação e de valorização do poder público vão se degradando com o passar do tempo, o que é extremamente prejudicial à população.

Espera-se que o projeto de revitalização da orla na Zona Sul seja executado pela CMPC de acordo como foi apresentado à Imprensa, que o Município crie o seu Parque Ecológico no Morro José Lutzenberger, além de cuidar das ruas, calçadas e iluminação pública, para que a sociedade possa aproveitar melhor seus espaços comuns oferecidos pela natureza e que precisam de atenção dos governantes e da população por meio do sentimento de pertencimento.

Publicado em 27/7/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados