Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 17 de setembro de 2019

18/07/2019 - 15h18min

Editorial

Observatório Social

Compartilhar no Facebook

A partir da Operação Lava-Jato, a sociedade brasileira passou a dar mais atenção e a fortalecer a cultura anticorrupção. É cada vez maior o número de pessoas envolvidas em manifestações de protesto contra o desvio e o desperdício do dinheiro público. Com isso, ganha força a rede Observatório Social do Brasil (OSB), fundada em 2008, e que já está presente em cerca de 15% da população. Essa semana, o Observatório Social de Guaíba divulgou o relatório do primeiro quadrimestre de 2019, em relação às contas do Município no período, que a Gazeta Centro-Sul apresenta em síntese nesta edição.

Estudantes, aposentados, empresários e profissionais de diversos setores, todos voluntários, estão aprendendo a monitorar o dinheiro reservado para compras públicas, oriundo de impostos. O Observatório foi criado pela sociedade civil, visando buscar a transparência na gestão pública.

A prevenção e o combate à corrupção e ao mau uso dos recursos da sociedade, por meio de ações de cidadania, é a maneira mais eficaz de se implementar justiça social. Este entendimento que move a rede OSB é o mesmo defendido pela Gazeta Centro-Sul. Com fiscalização da população, os recursos públicos são melhor utilizados, e a consequência disso é um avanço significativo na qualidade de vida da sociedade.

O Observatório Social é apartidário, mobiliza pessoas, ensinando a monitorar as compras públicas, e abre oportunidades para empresas locais venderem para as prefeituras. Fazem parte desta rede democrática cerca de 50 organismos governamentais de fiscalização dos gastos, entidades empresariais, profissionais, ONGs e universidades. O trabalho é financiado pelos próprios colaboradores voluntários, por organizações empresariais e profissionais liberais.

A sociedade brasileira está consolidando a nova cultura anticorrupção, e o Observatório Social do Brasil é um dos caminhos para se alcançar este novo País, mais igual, justo e digno.

Publicado em 20/7/2019.


Últimas Notícias

Ex-secretário de Saúde de Guaíba, Itamar Costa, faz desabafo. Confira na versão impressa da Gazeta de sábado, 14.

Nesta quinta-feira, 12, iniciam as atividades culturais dos festejos farroupilhas no Parque Coelhão em Guaíba.

A Câmara Municipal de Guaíba realizou sessão solene na noite de quarta-feira, 11, para homenagear a Imprensa local.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2019 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados