Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

18/07/2019 - 15h18min

Editorial

Observatório Social

Compartilhar no Facebook

A partir da Operação Lava-Jato, a sociedade brasileira passou a dar mais atenção e a fortalecer a cultura anticorrupção. É cada vez maior o número de pessoas envolvidas em manifestações de protesto contra o desvio e o desperdício do dinheiro público. Com isso, ganha força a rede Observatório Social do Brasil (OSB), fundada em 2008, e que já está presente em cerca de 15% da população. Essa semana, o Observatório Social de Guaíba divulgou o relatório do primeiro quadrimestre de 2019, em relação às contas do Município no período, que a Gazeta Centro-Sul apresenta em síntese nesta edição.

Estudantes, aposentados, empresários e profissionais de diversos setores, todos voluntários, estão aprendendo a monitorar o dinheiro reservado para compras públicas, oriundo de impostos. O Observatório foi criado pela sociedade civil, visando buscar a transparência na gestão pública.

A prevenção e o combate à corrupção e ao mau uso dos recursos da sociedade, por meio de ações de cidadania, é a maneira mais eficaz de se implementar justiça social. Este entendimento que move a rede OSB é o mesmo defendido pela Gazeta Centro-Sul. Com fiscalização da população, os recursos públicos são melhor utilizados, e a consequência disso é um avanço significativo na qualidade de vida da sociedade.

O Observatório Social é apartidário, mobiliza pessoas, ensinando a monitorar as compras públicas, e abre oportunidades para empresas locais venderem para as prefeituras. Fazem parte desta rede democrática cerca de 50 organismos governamentais de fiscalização dos gastos, entidades empresariais, profissionais, ONGs e universidades. O trabalho é financiado pelos próprios colaboradores voluntários, por organizações empresariais e profissionais liberais.

A sociedade brasileira está consolidando a nova cultura anticorrupção, e o Observatório Social do Brasil é um dos caminhos para se alcançar este novo País, mais igual, justo e digno.

Publicado em 20/7/2019.


Últimas Notícias

Obras de revitalização da Praia da Alegria, em Guaíba, deverão iniciar em março. Ver matéria nesta edição da Gazeta Centro-Sul.

Abacaxi derruba diretor municipal em Guaíba. Confira na Coluna impressa de Leandro André.

Guaíba. Motorista de aplicativo, Rafael da Silva, 31, desapareceu no dia 6. Seu carro foi encontrado queimado sábado, 8, no Mathias.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2020 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados