Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

08/07/2019 - 14h41min

Editorial

Fiscalização Municipal

Compartilhar no Facebook

Constantemente, a Gazeta Centro-Sul traz reportagens e reclamações de leitores sobre as intervenções de empresas estatais na cidade, como Corsan e CEEE, que causam transtornos desnecessários à população. As empresas de telefonia também geram problemas significativos. O Setor de Fiscalização da Prefeitura de Guaíba precisa ser atuante para evitar que abusos continuem acontecendo.

A Corsan presta importantes serviços de coleta e tratamento de água à sociedade, não resta dúvidas quanto a isso. No entanto, as obras realizadas nas vias públicas sob a responsabilidade da Companhia geralmente se arrastam e causam muitos transtornos. Ruas são abertas para a colocação de canos e, na sequência, valetas ficam abertas por vários dias sem a reposição do asfalto.

Em relação à CEEE, a empresa é responsável pelos postes de iluminação pública e rede de distribuição de energia elétrica, ocupados, também, por empresas de telefonia. Basta olhar alguns metros acima das calçadas para observar irregularidades. Além dos emaranhados grosseiros, em diversos pontos os fios e os cabos ficam soltos, pendurados por semanas, sem que as empresas responsáveis tomem providências.

Cabe ao Governo Municipal fiscalizar o cumprimento da legislação, tanto em relação aos proprietários de imóveis quanto às empresas que prestam serviços públicos, como a Corsan e a CEEE. Uma fiscalização falha acaba contribuindo com a desorganização da cidade, gerando transtornos e prejuízos aos munícipes.

Como se não bastassem os abusos verificados diariamente em postes espalhados no Centro e na periferia, assim como em valetas abertas nas vias públicas, sem a cobertura asfáltica, essa semana o abuso foi superado. Uma empresa que presta serviço terceirizado para a Vivo decidiu instalar um poste de concreto ao lado do Cipreste Farroupilha, no Sítio Histórico, sem o menor constrangimento; pelo contrário, houve insistência para fixar o poste no local sem qualquer licença, o que não aconteceu devido a uma ação rápida da Prefeitura.

Guaíba se apresenta como um município que está buscando desenvolver seu potencial turístico, mas para que isso possa acontecer, na prática, a Prefeitura deve começar por garantir uma fiscalização atuante, colocando o cumprimento da legislação como prioridade.

Publicado em 06/7/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados