Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

01/07/2019 - 14h08min

Editorial

Conselhos Municipais

Compartilhar no Facebook

Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul está iniciando um projeto especial de apresentação dos trabalhos realizados pelos conselhos municipais de Guaíba. São importantes as atribuições dos colegiados, formados por representantes da sociedade e do poder público.

Na abertura da série de apresentações, que serão publicadas a cada dois meses, a Gazeta traz o Conselho Municipal de Saúde (Comusa), criado em 1993, que há 26 anos vem trabalhando com análise de projetos e da prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde.

Na avaliação em relação ao atendimento de Saúde no Município, feita pelo presidente do Conselho, Lázaro Ferreira, destaque para a questão da carência de médicos devido a mudança na legislação, aprovada pela Câmara de Vereadores em 2015, que reduziu a carga horária dos profissionais de forma significativa.

Outra questão relevante citada por Lázaro foi o alerta feito aos políticos locais sobre a questão do futuro Hospital SUS a ser implantado em Guaíba. De acordo com o presidente do Comusa, se não houver uma mobilização forte para colocar as reivindicações do Município no Plano Plurianual do Governo do Estado, que está para ser votado nas próximas semanas, não será possível receber repasses do Estado destinados ao Hospital nos próximos quatro anos. Este alerta precisa ser refletido no meio político local devido a sua relevância.

Entre as principais recomendações do presidente do Comusa, destaque para a necessidade de revitalização urgente dos Postos de Saúde; da informatização do setor, a fim de agilizar consultas e encaminhamentos de exames; e a contratação de mais médicos, com carga horária de 30 horas semanais.

Os conselhos municipais desempenham significativo papel na gestão pública, considerando as suas atribuições de análise e fiscalização de projetos e ações do Governo, com importante influência na vida da comunidade.

Publicado em 29/6/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados