Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

26/04/2019 - 14h56min

Editorial

O Trabalho e o Trabalhador

Compartilhar no Facebook

Trabalho é o conjunto de atividades que o ser humano exerce para se sustentar e garantir dignidade. No dia 1º de maio, comemora-se o Dia Mundial do Trabalho e do Trabalhador. Celebra-se a vitória diária de todos que lutam pelo desenvolvimento pessoal e coletivo.

O Dia Mundial do Trabalhador foi instituído no ano de 1889, durante um congresso socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem aos que iniciaram uma greve no dia 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos na época. Na manifestação, milhares foram às ruas para protestar contra as condições desumanas de trabalho a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de 13h para 8 horas diárias. Naquele dia, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade, mas a repressão ao movimento foi dura, com prisões, feridos e mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.

Muitas lutas foram travadas, e ainda são, em busca de dignidade; contudo, o mais importante é entender que o trabalho não deve ser um sacrifício para se conseguir algum dinheiro, mas um meio nobre de desenvolvimento individual e coletivo.

Em um mundo globalizado e cada vez mais competitivo, ocupar uma vaga no mercado de trabalho requer preparo, dedicação para alcançar qualificação profissional e ascender. Não importa se a tarefa é simples ou complexa, mas como ela é realizada.

Comparando o momento atual com a longínqua realidade do ano de 1886, houve significativo avanço em relação às condições de trabalho e à dignidade dos trabalhadores, apesar de ainda existirem problemas a serem solucionados. Entretanto, atualmente, novos desafios precisam ser vencidos, considerando a revolução tecnológica em curso; este é o ponto principal que a humanidade tem de focar a fim garantir harmonia social.

Espera-se que todos os trabalhadores consigam uma colocação, garantindo dignidade para si e suas famílias, oferecendo uma mesa farta num lar decente. Que possam dar educação para seus filhos e viver com qualidade de vida, usufruindo plenamente da tecnologia disponível.

Publicado em 27/4/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados