Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

22/04/2019 - 14h00min

Editorial

Cidadania e Jornalismo

Compartilhar no Facebook

Cidadania é o exercício dos direitos e deveres inerentes às responsabilidades de um cidadão. Jornalismo é a atividade profissional que visa coletar, investigar, analisar e transmitir ao grande público, ou a segmentos dele, informações da atualidade, utilizando veículos de comunicação para difundi-las. Nas edições da Gazeta Centro-Sul, é comum o encontro destes dois conceitos, o que mais uma vez está sendo ressaltado por meio de duas reportagens: a necessidade do recadastramento biométrico na Justiça Eleitoral e a mobilização de parte da comunidade de Guaíba em relação ao que os manifestantes estão chamando de aumento abusivo do IPTU.

Em relação ao recadastramento biométrico, a Gazeta traz informações sobre o processo em andamento na Região, bem como orientações sobre como os eleitores devem proceder para ficarem em dia com a Justiça Eleitoral e, consequentemente, se habilitarem a votar nas próximas eleições municipais, que deverão acontecer em outubro de 2020.

De acordo com informações dos cartórios eleitorais de Guaíba e de Camaquã, onde o recadastramento está em andamento, a procura de eleitores ainda é muito pequena, o que indica que poderá haver problemas de atendimento na medida em que o limite do prazo for se aproximando, no caso, março do ano que vem. É importante ressaltar que somente estará apto a votar quem tiver feito o recadastramento biométrico.

Outro tema relevante que é destaque nesta edição se refere a questão do aumento do IPTU em Guaíba, devido a aplicação da nova planta genérica de valores.

A Gazeta está acompanhando o desdobramento do movimento criado para exigir que o poder público corrija possíveis abusos. Com isso, apoia a cidadania, cumprindo com um de seus papéis mais importantes. Por outro lado, o Jornal solicitou aos responsáveis pelo movimento de cidadãos que se sentem prejudicados a repassarem os casos concretos, devidamente documentados, considerando que coletar, investigar e analisar os fatos antes de transmiti-los é premissa do jornalismo.

Cidadania e jornalismo caminham juntos quando o objetivo é alcançar dignidade e qualidade de vida para toda a sociedade.

Publicado em 20/4/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados