Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

12/04/2019 - 14h24min

Editorial

A Importância de Participar

Compartilhar no Facebook

Nesta edição semanal, a Gazeta Centro-Sul traz informações relevantes, com foco nas questões regionais, em consonância com a proposta do Jornal. Uma notícia que se destaca neste contexto trata do aumento do IPTU em Guaíba, que alguns proprietários de imóveis estão definindo como abusivo. Este caso serve para provocar, novamente, uma reflexão sobre a importância de participar dos debates envolvendo temas de interesse coletivo.

A Lei que define a nova planta de valores, na qual incide o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano em Guaíba, foi votada em 2014, sendo que, antes, teve um amplo estudo técnico, envolvendo geoprocessamento, e esclarecimentos em audiências públicas. Acontece que estas audiências voltadas à população, visando tirar dúvidas e obter sugestões a respeito de temas de interesse da comunidade, são quase sempre vazias; não atraem a atenção como deveriam, considerando a relevância do que está sendo tratado, bem como a sua influência na vida da população.

O caso em questão, dos chamados aumentos abusivos do IPTU, conforme matéria publicada nesta edição da Gazeta, é um exemplo que ratifica a necessidade do envolvimento comunitário, assim como o quanto a omissão pode trazer consequências negativas e controversas.

Em tempos de redes sociais, percebe-se muitos “especialistas genéricos” opinando sobre tudo, sem uma base de informação consistente. A crítica se banalizou de forma agressiva, e, na prática, o efeito da opinião rasa se mostra inútil e até prejudicial, pois gravita em um meio de muito barulho sem produção.

Está certa a atitude da CDL de Guaíba em criar um movimento a fim de discutir e protestar contra aumentos abusivos do IPTU, pois nunca é tarde para a sociedade se mobilizar a fim de buscar melhorias e corrigir possíveis distorções. No entanto, o momento é oportuno para se refletir sobre a participação da população nos fóruns adequados de discussões envolvendo questões de grande relevância à coletividade, como é o caso das audiências públicas.

Publicado em 13/4/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados