Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

05/04/2019 - 15h58min

Editorial

Carnaval Regional

Compartilhar no Facebook

Aconteceu na noite de sábado, 30 de março, e madrugada do domingo, mais uma edição do Carnaval Temporão de Guaíba, que este ano foi denominado de Mostra Competitiva da Cultura Popular. O evento mudou de local devido à falta de recursos. Independentemente do local e do formato, a festa seguiu atraindo grande público, o que ratifica a sua importância. Cabe uma reflexão sobre a possibilidade de expandir o evento, tornando-o regional.

Há quem entenda que o poder público não deva promover carnaval, focando atenção em prioridades como atendimento à Saúde e à Educação, por exemplo. Esta relação simplista mascara a realidade. Verbas para investimento em Cultura não podem ser utilizadas na Saúde nem na Educação, e vice-versa. Além do mais, não dá para comparar o montante investido em Saúde e Educação com o que é destinado à Cultura.

O carnaval valoriza a cultura popular, promove diversão à população, além de aquecer a economia do Município, principalmente no setor de serviços como transporte, hotelaria, gastronomia e estética. O evento anual movimenta uma parcela significativa da sociedade durante o ano inteiro. Estas questões são relevantes e precisam entrar no balanço do custo benefício.

Em Guaíba, nos últimos anos, a Prefeitura tem promovido carnavais, com desfiles competitivos e abrindo espaço para os blocos. É disponibilizada uma ampla estrutura e o Município ajuda as escolas de samba com recursos financeiros e de logística. O investimento atende ao Artigo 215 da Constituição Federal, que garante os direitos culturais. A população tem prestigiado este evento, com uma participação cada vez maior.

O carnaval do Município está dentro de uma lógica adequada, de valorização da cultura popular. No entanto, considerando a infraestrutura disponibilizada, a organização do evento deveria refletir sobre a possibilidade da realização do Carnaval Regional, atraindo escolas de samba e blocos de municípios vizinhos. Esta união, além de aproveitar melhor a estrutura disponível, promoveria integração regional, bem como aqueceria ainda mais a economia local. É importante, também, que continue crescendo a promoção dos blocos carnavalescos, que colocam a comunidade no palco do show.

Que a festa popular seja cada vez mais valorizada e compreendida como importante evento cultural, que gera entretenimento e confraternização social, além de aquecer a economia.

Publicado em 06/4/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados