Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

25/03/2019 - 14h06min

Editorial

Violência e Responsabilidades

Compartilhar no Facebook

As causas da violência, que tanto assusta a sociedade brasileira, estão sendo abordadas nesta edição da Gazeta Centro-Sul. A entrevista com o delegado de Polícia e a reportagem sobre a Escolinha de Futebol Bonsucesso revelam muito da realidade do País.

Questionado sobre a banalização das execuções a tiros em Guaíba, envolvendo principalmente os jovens, o delegado Luis Firmino ressalta que o problema da insegurança no Brasil transcende a questão policial; envolve famílias desestruturadas, o que leva a uma aproximação dos jovens com as drogas, seguindo por problemas sociais, sucateamento dos sistemas prisional e de segurança pública em geral.

Por outro lado, ações que podem contribuir com o afastamento dos jovens do mundo das drogas não recebem o apoio governamental devido. O exemplo positivo da Escolinha Bonsucesso, em Guaíba, revela o esforço do trabalho voluntário, sem contar com apoio da Prefeitura.

Desculpas para justificar a falta de investimentos do Governo em projetos esportivos não faltam, pelo contrário. Uma relação extensa de impedimentos legais é o que mais aparece em tela nos momentos de reivindicações da sociedade. Entretanto, o esforço governamental para o enquadramento à legislação das entidades que realizam trabalho voluntário é muito pequeno.

A abordagem do delegado Luis Firmino e a Reportagem apresentando o trabalho da Escolinha Bonsucesso, sem apoio governamental, transcendem a realidade de Guaíba; são questões nacionais que precisam ser debatidas de forma ampla e transparente para que a sociedade brasileira consiga sair deste pesadelo de criminalidade em que está envolvida.

As famílias precisam se estruturar, assumindo a responsabilidade pela educação dos seus filhos e não simplesmente jogar a missão para a escola. Assim como o poder público precisa assumir a sua responsabilidade de promover projetos sociais inclusivos eficazes e não com programas de faz de conta ou jogar a incumbência para o trabalho voluntário, lavando as mãos na fonte da burocracia, conforme tem acontecido.

Publicado em 23/3/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados