Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

18/03/2019 - 13h58min

Editorial

As Escolas de Guaíba

Compartilhar no Facebook

O mês de março geralmente é marcado por sorrisos, abraços e breves relatos de tudo que se passou no período de férias escolares. Entretanto, para os alunos de duas escolas guaibenses, a pauta inicial não foi positiva. Já no início do período letivo, a Escola Municipal Zilá Paiva Rodrigues Jardim, localizada no Bairro Jardim dos Lagos, foi interditada pelo Corpo de Bombeiros devido a irregularidades e problemas na rede elétrica; na Escola Darcy Berbigier, no Bairro Alvorada, um prédio com risco de desabar preocupa a comunidade escolar.

Os dois casos mencionados são os mais graves, mas a Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara Municipal de Guaíba detectou vários outros problemas nas estruturas dos prédios das instituições de ensino da rede pública municipal.

Há alguns anos, a Gazeta Centro-Sul vem chamando a atenção para os problemas nas escolas de Guaíba, tanto as municipais quanto as estaduais. Esta é uma questão importante, considerando a segurança dos estudantes, professores e funcionários.

O relatório da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara, entregue ao prefeito José Sperotto nessa sexta-feira, 15 de março, revela várias irregularidades que precisam de solução rápida. Entre os casos mais alarmantes, estão as redes elétricas, muitas delas com fios expostos; muros caindo; falta de PPCI; precariedade nos banheiros; rachaduras nas paredes; acúmulo de lixo em frente a algumas escolas; cobertura envergando e rampa de acesso inadequada.

Os Bombeiros interditaram a Escola Zilá Paiva, que já apresentava problemas na rede de energia elétrica desde 2009, conforme reportagem publicada na Gazeta em 2015. É constrangedor um município do porte de Guaíba levar dez anos para resolver uma situação tão grave.

Espera-se que, diante dos fatos relatados, tudo seja solucionado rapidamente e com eficiência pelo Governo Municipal. Não há mais tempo para continuar contando com a sorte; é preciso ação efetiva já.

Publicado em 16/3/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados