Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

22/02/2019 - 16h15min

Editorial

Proteção às Mulheres

Compartilhar no Facebook

A Gazeta Centro-Sul traz, nesta edição, notícias de atos de agressões contra mulheres em Guaíba e Região, destacando a forte atuação dos órgãos públicos no combate à violência doméstica. O tema está presente nos debates comportamentais e de segurança em todo o País.

Em Guaíba, o problema se verifica semanalmente com registros na Delegacia de Polícia. E pode ser bem maior, considerando que muitas vítimas não denunciam, por medo ou vergonha. Cerca de seiscentas ocorrências de agressões contra mulheres (Lei Maria da Penha) são registradas por ano na Delegacia de Polícia do Município. E o que agrava a situação é que o impacto desta violência atinge também as crianças.

Trata-se de tema complexo, que envolve ação efetiva do Estado e atitude da sociedade, que precisa denunciar os abusos e apoiar as vítimas. A Polícia Civil, o Ministério Público e a Justiça têm demonstrado que estão atuando intensamente para responsabilizar e punir os agressores.

Em reportagem especial publicada no mês de dezembro de 2017, a Gazeta Centro-Sul abordou orientações de como as vítimas devem proceder no caso de serem agredidas, a amplitude das agressões contra as quais existe amparo legal, bem como a importância do registro na Delegacia de Polícia como forma de proteção.

Há pouco mais de um ano, a Gazeta destacou a necessidade de se implantar, em Guaíba, um posto para atendimento médico às vítimas de violência doméstica, tendo em vista os transtornos enfrentados por elas, que precisam se deslocar ao DML, em Porto Alegre, para realizarem o exame de lesão corporal. Espera-se que, com a nova DP, o Estado passe a oferecer o serviço em Guaíba.

O tema é recorrente e precisa se manter na pauta dos debates, visando aprofundar a conscientização da população sobre a importância das ações de proteção às mulheres e de respeito à vida.

Publicado em 23/2/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados