Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

18/02/2019 - 15h11min

Editorial

Acendeu a Luz Amarela

Compartilhar no Facebook

Entre as notícias que a Gazeta Centro-Sul traz nesta edição, destaque para três temas de grande relevância que necessitam de atenção e de reflexão da população e das autoridades. A possibilidade de ser executado na Região um grande projeto de extração de carvão; a questão das obras das creches que se arrastam há cinco anos em Guaíba; e o alerta sobre a precariedade de parte do prédio de uma escola municipal fizeram acender a luz amarela.

Em relação ao projeto Mina Guaíba, da Copelmi Mineração, que tramita na Fepam, apesar das promessas de importante geração de renda e empregos, o empreendimento está vinculado a uma ação altamente poluidora, com significativo impacto ambiental. Uma audiência pública foi marcada para o dia 14 de março, em Charqueadas, a fim de tratar do projeto, e a participação popular é fundamental.

A questão de quatro obras de creches que se arrastam em Guaíba deixa clara a fragilidade do sistema de licitação para obras públicas no País. É comum empresas participarem dos processos licitatórios, apresentando valores a fim de vencerem a concorrência, e não conseguirem concluir o serviço. A paralisação de uma obra gera grandes prejuízos aos cofres públicos. É impressionante o que está acontecendo em Guaíba, com o programa Pró-infância, do Governo Federal, conforme mostra a reportagem da Gazeta.

Outra matéria desta edição que faz acender a luz amarela se refere a um prédio da Escola Municipal Darcy Berbigier, localizada na Zona Sul de Guaíba. Rachaduras importantes nas paredes mostram o perigo iminente. Os argumentos da Prefeitura justificam a demora para a solução do problema, mas o risco continua.


Ao trazer a público temas relevantes de interesse coletivo, a Gazeta Centro-Sul cumpre o seu papel de informar, alertar e promover debates sobre questões que afetam sobremaneira a vida da população. Cabe às autoridades competentes fazerem a sua parte.

Publicado em 16/2/2019.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados