Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

03/12/2018 - 14h43min

Editorial

Idosos e Moradores de Rua

Compartilhar no Facebook

Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul aprofunda a pauta da instabilidade dos asilos em Guaíba. O tema repercute na sociedade, envolvendo, também, a questão dos moradores de rua e a falta de políticas públicas para a Assistência Social do Município.

Na matéria publicada nesta edição, a Prefeitura faz esclarecimentos sobre o trabalho que vem sendo realizado para a regularização das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), conhecidas popularmente por asilos. A situação é complexa, considerando a necessidade de ajustar a legislação com a realidade econômica dos envolvidos. No entanto, percebe-se que, apesar da morosidade, há avanços em relação à solução das pendências.

O tema dos idosos provocou um questionamento na sociedade no que diz respeito à oferta de serviços de assistência no Município, tendo em vista que o poder público possui um albergue para moradores de rua, mas não conta com um asilo municipal. O que chama a atenção, neste caso, é o fato das pessoas que são abrigadas à noite passarem os dias visivelmente embriagadas e atiradas pelas ruas, sem um trabalho de inclusão.

A Gazeta questionou o secretário de Assistência Social sobre a implementação de políticas públicas voltadas para o setor. Percebe-se que há um trabalho em andamento, mas que se concentra em ações que visam resolver problemas pontuais e não de base.

Cuidar dos idosos, das pessoas que vivem em vulnerabilidade nas ruas, de crianças e adolescentes é responsabilidade das famílias e do poder público. Os serviços de assistência social são fundamentais para garantir dignidade aos que necessitam de ajuda, mas, para que sejam eficazes, é imprescindível que os governantes adotem políticas públicas visando promover ações que ataquem as causas dos problemas e não permaneçam reparando sistematicamente as consequências.

Publicado em 1/12/2018.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados