Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 20 de julho de 2018

16/07/2018 - 14h22min

Editorial

É Preciso Amadurecer

Compartilhar no Facebook

No Brasil, estamos vivendo um momento de responsabilização das pessoas que agem em detrimento da sociedade, desviando dinheiro público. A Operação Lava-Jato é uma ação efetiva que sustenta este momento de combate à corrupção, ampliando e fortalecendo ações neste sentido em todo o País. Mas, para que os resultados deste processo de limpeza do que está errado se consolide como posição cultural, o povo precisa amadurecer politicamente, e isto transcende a crítica.

A sociedade brasileira precisa se politizar, questionar com inteligência e não com intolerância; entender que existem direitos e deveres; que segurança pública não é somente caso de polícia; que crítica é diferente de agressão, que futebol é só um esporte; que não se deve misturar religião com política partidária; que é preciso esperar o final da investigação para julgar, pois o que importa é o julgamento justo; que não se pode votar ou reeleger políticos ficha suja; que votar em branco ou anular o voto só serve para manter políticos corruptos no poder; que ninguém é obrigado a assistir o mesmo canal de TV; que rede social não é terra sem lei; que comprar celular ou qualquer produto barato e sem procedência na esquina pode ser apoio à criminalidade; que não se deve brigar com parentes e amigos por causa de política partidária, pois respeitar opiniões diferentes é salutar para a democracia; e que educação começa em casa.

Os eleitores precisam aprender a separar o joio do trigo e valorizar os bons; acreditar que existem pessoas honestas na política e que elas precisam de apoio; que é importante participar de audiências públicas; contribuir com a comunidade onde se vive; acreditar no significado de cantar o Hino Nacional e aplaudir no final; cobrar atitude e honestidade de vereadores, prefeitos, deputados, senadores e presidente da República; que esculachar o Brasil e valorizar outros países enfraquece a luta por mudanças, pois autoestima baixa dificulta qualquer luta.

Os brasileiros precisam entender que o Brasil somos nós, os brasileiros, e quem nos representa politicamente são aqueles que elegemos. Esta compreensão é a chave para acionar a máquina da mudança necessária a fim de avançarmos como nação.

Publicado em 14/7/2018.


Últimas Notícias

Instaurada CPP na Câmara de Guaíba para julgar pedido de cassação do vereador Renan Pereira (PTB).

Câmara Municipal de Guaíba aprova instauração de CPI para apurar supostas irregularidades na Prefeitura.

Padrasto mata a tiros pai de aluna em frente à Escola Inácio de Quadros, em Guaíba, no final da manhã desta terça-feira, 26.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2018 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados