Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

16/07/2018 - 14h22min

Editorial

É Preciso Amadurecer

Compartilhar no Facebook

No Brasil, estamos vivendo um momento de responsabilização das pessoas que agem em detrimento da sociedade, desviando dinheiro público. A Operação Lava-Jato é uma ação efetiva que sustenta este momento de combate à corrupção, ampliando e fortalecendo ações neste sentido em todo o País. Mas, para que os resultados deste processo de limpeza do que está errado se consolide como posição cultural, o povo precisa amadurecer politicamente, e isto transcende a crítica.

A sociedade brasileira precisa se politizar, questionar com inteligência e não com intolerância; entender que existem direitos e deveres; que segurança pública não é somente caso de polícia; que crítica é diferente de agressão, que futebol é só um esporte; que não se deve misturar religião com política partidária; que é preciso esperar o final da investigação para julgar, pois o que importa é o julgamento justo; que não se pode votar ou reeleger políticos ficha suja; que votar em branco ou anular o voto só serve para manter políticos corruptos no poder; que ninguém é obrigado a assistir o mesmo canal de TV; que rede social não é terra sem lei; que comprar celular ou qualquer produto barato e sem procedência na esquina pode ser apoio à criminalidade; que não se deve brigar com parentes e amigos por causa de política partidária, pois respeitar opiniões diferentes é salutar para a democracia; e que educação começa em casa.

Os eleitores precisam aprender a separar o joio do trigo e valorizar os bons; acreditar que existem pessoas honestas na política e que elas precisam de apoio; que é importante participar de audiências públicas; contribuir com a comunidade onde se vive; acreditar no significado de cantar o Hino Nacional e aplaudir no final; cobrar atitude e honestidade de vereadores, prefeitos, deputados, senadores e presidente da República; que esculachar o Brasil e valorizar outros países enfraquece a luta por mudanças, pois autoestima baixa dificulta qualquer luta.

Os brasileiros precisam entender que o Brasil somos nós, os brasileiros, e quem nos representa politicamente são aqueles que elegemos. Esta compreensão é a chave para acionar a máquina da mudança necessária a fim de avançarmos como nação.

Publicado em 14/7/2018.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados