Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

18/06/2018 - 13h52min

Editorial

Dinheiro, tem

Compartilhar no Facebook

Em meio a tantas notícias negativas de desvios de dinheiro público e de conchavos políticos que prejudicam a sociedade, conforme vem sendo divulgado pela Gazeta Centro-Sul e pelos órgãos de Imprensa em geral, nesta edição, a Gazeta traz uma notícia positiva, mas que remete a uma reflexão importante sobre gestão.

Essa semana, a Secretaria Estadual da Fazenda divulgou os índices provisórios de participação dos municípios no ICMS a ser arrecadado ao longo de 2019. De acordo com o levantamento da Fazenda, Guaíba lidera a variação positiva na comparação do IPM Provisório de 2019 com o IPM definitivo do ano passado, registrando um crescimento de 15,82% de um exercício para o outro.

Ao se confirmarem os índices apresentados, Guaíba passará da 18ª para a 15ª posição no ranking das maiores economias do Rio Grande do Sul entre os 497 municípios gaúchos, conforme consta em matéria publicada nesta edição.

A notícia positiva mostra que o Município tem uma boa arrecadação e que está em crescimento, apesar da alegada crise econômica que os governos vêm ressaltando. Sendo assim, se a arrecadação está em alta, se entre os quase quinhentos municípios do Rio Grande do Sul Guaíba está no grupo dos vinte maiores, é preciso rever o sistema de gestão que vem sendo adotado para melhorar os serviços públicos, pois há dinheiro para atender de forma eficaz as necessidades da população.

O Governo de Guaíba deveria promover audiências públicas mais acessíveis para esclarecer à sociedade sobre como está sendo feita a gestão do Município, apresentando histórico de receitas e despesas e dos investimentos, em detalhes, com clareza de linguagem. Essa deveria ser a prática de todas as administrações públicas no País.

Em Guaíba, temos o Observatório Social acompanhando as contas públicas, o que foi uma grande conquista da sociedade, conforme a Gazeta Centro-Sul vem divulgando. No entanto, a iniciativa de apresentar uma prestação de contas clara, de fácil compreensão, por parte do Governo, certamente seria uma demonstração de avanço na transparência. Mas é preciso salientar, também, que a sociedade deve mostrar interesse e acompanhar o destino dos recursos que ela produz.

Publicado em 16/6/2018.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados