Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

11/06/2018 - 14h28min

Editorial

Combate às Notícias Falsas

Compartilhar no Facebook

O assunto é recorrente, está na pauta dos debates importantes e deve ser tratado com profundidade, principalmente em ano eleitoral como este. Notícias falsas, as chamadas “fake news”, têm um poder devastador e precisam ser combatidas no contexto da criminalidade.

As fontes de informação estão cada vez mais descentralizadas e circulam em alta velocidade nas redes sociais, uma situação impensada há uma década. O perigo é que as notícias que chegam a cada minuto nem sempre são verdadeiras. Com isso, boatos podem passar por verdades e até que se prove a realidade dos fatos o estrago já foi feito.

Nas últimas eleições presidenciais norte-americanas, é possível que as fake news tenham influenciado na votação de uma das maiores democracias do Planeta, o que fez acender a luz amarela em todo o mundo.

No combate às notícias falsas, é preciso destacar a necessidade de se conferir a informação, o que pode ser feito por meio da Imprensa profissional, com trabalho reconhecido. É indispensável, também, que as sociedades desenvolvam pensamento crítico e isso se dá com a politização. A ignorância e a leviandade alimentam canais voltados a enganar, visando interesses de grupos perigosos, seja para conquistar e se manter no poder ou para obter dinheiro fácil.

A escola tem papel significativo neste cenário que trata da importância da informação correta, desvinculada de interesses partidários ou econômicos, para a garantia do saudável desenvolvimento social, econômico, ambiental e político da Nação.

Quando o estudante recebe conteúdo de qualidade e é estimulado a pensar, questionar e a avaliar as suas ações, a chance de não ser enganado e de não enganar aumenta de forma significativa.

Em outubro deste ano, os brasileiros vão às urnas para eleger o presidente do País, senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais. Nesse momento de grande importância para o Brasil, que atravessa uma crise moral, não se pode desperdiçar a oportunidade de melhorar, abrindo a guarda para o jogo sujo da política, cliente assíduo das fake news. A democracia está em jogo, a qualidade de vida da população está em jogo, o que dá relevância à necessidade de combate às notícias falsas.

Publicado em 9/6/2018.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados