Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

16/04/2018 - 14h00min

Editorial

O Papel de Cada Um

Compartilhar no Facebook

Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul destaca um caso rumoroso, que atraiu as atenções da sociedade de Guaíba. A interdição do Supermercado Paulinho, localizado no Centro de Guaíba, e a prisão do casal de proprietários, que foi libertado três dias depois, provocou intenso debate na comunidade.

É preciso ressaltar que o flagrante de alimentos estragados e fora da data de validade, que aconteceu essa semana, não pode ser encarado como surpresa, considerando os casos já registrados anteriormente, inclusive com autuações da Vigilância Sanitária. No entanto, o que requer uma reflexão maior da sociedade diz respeito a responsabilidade que cada cidadão deve ter em relação ao coletivo, bem como o papel do poder público de fiscalizar o devido cumprimento da legislação.

Na ação da Força-Tarefa que aconteceu no dia 10, cerca de 10,5 toneladas de alimentos impróprios para o consumo humano foram apreendidas e inutilizadas. Os agentes ressaltaram que alguns produtos estavam vencidos há mais de cinco anos e em decomposição. Isso é grave, porque coloca em risco a saúde da população.

A Prefeitura explicou, em nota enviada à Gazeta Centro-Sul, que o referido estabelecimento foi autuado em dois processos administrativos sanitários, em 2016, ressaltando que o mesmo entrou em declínio em termos de segurança alimentar, fato este que motivou o Ministério Público a agir. Acontece que, diante de um histórico problemático, do alvará sanitário vencido e da estrutura degradada, não é plausível aceitar que uma equipe de fiscalização tenha de vir de fora do Município para que a legislação seja cumprida.

Em relação às pessoas que reduzem a importância do fato, mostrando-se solidárias com os responsáveis, deveriam considerar, antes, o risco à saúde pública e o fato de que a legislação deve ser cumprida, independente de simpatia ou camaradagens pessoais.

Espera-se que o caso em tela sirva para que a Fiscalização Sanitária do Município tenha uma atuação mais eficaz e que todos os estabelecimentos cumpram a legislação.

Publicado em 14/4/2018.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados