Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

15/01/2018 - 10h10min

Editorial

Informação e Responsabilidade

Compartilhar no Facebook

Estamos vivendo um momento novo em se tratando de comunicação. Com a Internet e suas plataformas, a comunicação tornou-se mais dinâmica e abrangente, o que é positivo para a sociedade, que pode se informar e se mobilizar com mais agilidade. No entanto, como o ser humano tem falhas importantes de comportamento, e o jogo de interesses econômicos, políticos e sociais é muito forte, é preciso atenção redobrada sobre o que está sendo divulgado. As notícias falsas circulando pela Internet são cada vez mais intensas, o que se torna um risco para a democracia e para a harmonia social.

Notícias são disseminadas diariamente pela rede com uma velocidade surpreendente: os fatos estão acontecendo e a divulgação já aparece nos smartphones das pessoas em todos os cantos do Planeta. E o conteúdo falso, geralmente, chega com requinte de detalhes para dar a impressão de ser verdadeiro, podendo causar danos pessoais e coletivos irreversíveis. Muitas pessoas correm o risco de tomar decisões erradas por conta das chamadas fake news. Entre as decisões mais equivocadas que um indivíduo pode tomar, seguindo uma notícia falsa, é a escolha do voto, por exemplo. Diante desta realidade, um eleitor pode escolher um péssimo candidato em detrimento de um bom candidato, considerando o conteúdo recebido.

Os interesses econômicos, políticos e sociais são grandes e movem grupos espalhados pelo mundo, com ações para o bem e para o mal. Com isso, é preciso muita atenção na hora de captar uma informação na rede antes de tratá-la como verdadeira.

Quando uma notícia chega por meio de fonte duvidosa, com uma carga crítica muito forte contra um indivíduo ou um grupo, é necessário conferir a informação, pois a possibilidade de que seja falsa, visando a manipulação indevida, é muito grande.

Se por um lado a Internet democratizou a comunicação, dando agilidade e abrangência às informações, por outro, abriu uma brecha perigosa para manipular a população. E nada pode causar maior dano à democracia e à harmonia social do que a manipulação das massas.

Publicado em 13/1/2018.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados