Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

27/11/2017 - 10h21min

Editorial

Patrimônio Histórico

Compartilhar no Facebook

Essa semana, a Gazeta Centro-Sul traz duas matérias sobre revitalizações de prédios históricos, cujas propostas são de transformá-los em centros culturais. É preciso que a sociedade compreenda a importância e se envolva neste tipo de empreendimento.

Bens edificados são interferências que revelam comportamento e aspectos culturais relevantes de uma sociedade, constituindo-se na sua memória. Este armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiências vividas pelas pessoas e pelo coletivo marcam a identidade de um povo, princípio fundamental para guiá-lo no caminho da prosperidade.

Em Guaíba, alguns prédios que faziam parte da história do Município foram derrubados sem autorização do poder público e de órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), como determina a legislação. Isso revela um descaso que precisa ser revertido.

Por outro lado, o início das obras de revitalização do prédio histórico que serviu de saladeiro e de mercado público, localizado no Centro de Guaíba, mostra que a preocupação com a preservação começa a ganhar força.

É preciso valorizar o título oficial de Berço da Revolução Farroupilha, devido à participação deste cenário na Revolta, e uma das maneiras de fazer isso é preservando os bens edificados do Município.

Em Barra do Ribeiro, a proposta de criar o Centro Cultural Engenho Santo Antônio precisa ser levada adiante, considerando os benefícios para a comunidade local, principalmente por meio do incentivo ao turismo regional.

Os gestores públicos devem promover políticas que incentivem a preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, considerando as consequências positivas, tanto do ponto de vista econômico quanto social. E a sociedade tem de participar, por meio de seus historiadores e de lideranças que se preocupam com a memória da cidade.


Publicado em 25/11/2017.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados