Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

14/08/2017 - 09h05min

Editorial

O Planejamento do Município

Compartilhar no Facebook

Em 2012, Guaíba concluiu um Plano de Infraestrutura Estratégica, trabalho de dois anos, com a participação de professores e alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), de técnicos do Município, bem como de representantes da sociedade local de segmentos diversos. Pela primeira vez na história de Guaíba, foi realizado um plano para tratar do desenvolvimento da Cidade, com embasamento técnico, estudos aprofundados e apresentação de mapas e dados.

Na prática, passados cinco anos, infelizmente, o Plano de Infraestrutura Estratégica não foi adotado pelos gestores, conforme a sua proposta original, ficando como uma peça técnica teórica engavetada. Isso aconteceu porque não é da cultura dos gestores públicos do País trabalharem com planejamento a longo prazo. Em geral, os problemas vão sendo enfrentados diariamente, de acordo com as urgências reveladas.

Neste ano, está sendo revisado o Plano Diretor de Guaíba, que é o instrumento básico da política de desenvolvimento do Município. Com isso, o Governo local está promovendo uma série de encontros comunitários a fim de colher sugestões para o ajuste do Plano Diretor, conforme a Gazeta Centro-Sul noticiou em sua edição do dia 5 de agosto. Estão sendo promovidos debates em diferentes regiões da Cidade sobre possíveis melhorias, implantação de ciclovias, altura dos prédios e acessos viários, entre outros temas relevantes, para assegurar melhor qualidade de vida à população. Espera-se que a comunidade participe, pelo menos com representatividade qualificada, pois este envolvimento do poder público com a sociedade resulta em melhorias para a coletividade. Isso está confirmado em países desenvolvidos.

Planejar significa demonstrar um propósito para realizar alguma coisa; ter como intenção ou objetivo. Em se tratando de administração pública, significa programar ações de forma organizada, levando em consideração questões geográficas, culturais, econômicas e sociais. É preciso conhecer o passado e o presente para projetar o futuro, utilizando a tecnologia disponível, bem como a criatividade, com embasamento técnico.

O trabalho coordenado pelo professor Benamy Turkienicz, apresentado em 2012, partiu de uma análise das vocações econômicas, da situação geográfica e dos recursos existentes no Município para proposição de ações de médio e longo prazos, com investimentos conjuntos. O resultado mostrou que a Cidade tem potencial para desenvolver o turismo, além do segmento industrial e tecnológico. Se o crescimento vai ocorrer de qualquer maneira e cabe ao Município qualificar este crescimento, então que ocorra de maneira qualificada.

Publicado em 12/8/2017.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados