Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

14/06/2017 - 14h36min

Editorial

Acessibilidade

Compartilhar no Facebook

Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul traz duas matérias relacionadas com a falta de acessibilidade em Guaíba, mostrando a dificuldade de uma vereadora em acessar o prédio do Legislativo, e a questão das calçadas, que se tornaram verdadeiras armadilhas, em muitos trechos, por falta de ações efetivas e de omissão do poder público.

A Lei da Acessibilidade foi criada no Brasil para facilitar o acesso público de portadores de deficiência, sendo regulamentada em 2004, mas não é respeitada, na integralidade, nas cidades brasileiras. Ainda existem muitas barreiras no caminho de quem tem necessidades especiais.

Em Guaíba, o prédio do Poder Legislativo é inacessível para cadeirantes, dezessete anos após a criação da Lei da Acessibilidade. Em matérias que a Gazeta Centro-Sul vem publicando sobre este tema, constam as justificativas e as ações paliativas para contornar o problema. No entanto, percebe-se displicência do poder público neste tema, basta ver o que já aconteceu para que uma vereadora cadeirante pudesse trabalhar, bem como o estado de degradação dos passeios públicos em diversos trechos nas vias centrais da Cidade.

Na manhã de quarta-feira, 14 de junho, será realizado o Fórum Temático sobre Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística, no Auditório da Ulbra Guaíba. O encontro propõe debater e ampliar a consciência da sociedade sobre a importância da acessibilidade arquitetônica e urbanística, para que estas sejam interpretadas não como um favor às pessoas com deficiência, e sim como um conceito evolutivo do viver em comunidade, onde todos sejam reconhecidos como pessoas com iguais direitos e expectativas no contribuir e usufruir da convivência. Este é o ponto, colocar na pauta das discussões esta questão relevante, por tratar-se de inclusão, de respeito e de harmonia social.

A cidade precisa estar preparada para que todos possam ir e vir com segurança, tem de ser acessível a todos, considerando a sua definição de ser um núcleo populacional caracterizado por um espaço onde ocorrem relações e fenômenos sociais, culturais e econômicos.

Publicado em 10/6/2017


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados