Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

24/04/2017 - 08h51min

Editorial

Planejamento é fundamental

Compartilhar no Facebook

O município de Guaíba iniciou um processo de transformação intenso a partir da expansão da CMPC Celulose Riograndense. A chegada de novos empreendimentos e a perspectiva de um significativo aumento da população requer planejamento técnico com a participação da sociedade. Esta é a proposta do Governo Municipal com a revisão do Plano Diretor, conforme matéria publicada nesta edição da Gazeta Centro-Sul.

Em 2012, a Gazeta deu ampla divulgação ao Plano de Infraestrutura Estratégica realizado em Guaíba, um trabalho desenvolvido durante dois anos, com a participação de professores e alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), de técnicos da Prefeitura, bem como de diversos representantes da sociedade local. Pela primeira vez na história do Município, foi realizado um estudo para tratar do desenvolvimento da Cidade com embasamento técnico, mas o mesmo tem sido desprezado na prática. Isso significa uma perda considerável, que precisa ser revertida.

Existem muitos exemplos de ocupação desordenada no perímetro urbano, com consequências negativas para a população. Além disso, o crescimento acelerado verificado nos dois últimos anos indica que o poder público precisa começar a agir, imediatamente, para evitar o caos num futuro próximo.

Plano Diretor é o conjunto de regras básicas da política de desenvolvimento de um município, visando orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na ocupação dos espaços urbano e rural, assegurando melhores condições de vida para a população.

Espera-se que a revisão do Plano Diretor, conforme anuncia o secretário Municipal de Planejamento Urbano de Guaíba, se realize de forma técnica, com a participação da sociedade, e que seja utilizado na prática para garantir desenvolvimento sustentável e harmônico.

Publicado em 22/4/2017.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados