Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

10/04/2017 - 13h29min

Editorial

Rede de Informações

Compartilhar no Facebook

Os índices de violência no Brasil são altos; crimes contra a vida estão banalizados, com execuções em via pública a qualquer hora do dia ou da noite. Roubos acontecem a todo instante, dentro e fora de casa, no comércio. A solução dos problemas gerados pela insegurança começa na educação proveniente da família, passa pela cultura do respeito às regras e pela cultura da anticorrupção, encerrando com estruturas eficientes das polícias e do sistema prisional. Nesta etapa de combate à criminalidade, é importante consolidar a parceria entre as forças policiais e a sociedade.

A população deve pressionar o poder público para que cumpra o seu papel constitucional e garanta a segurança pública. Além disso, a sociedade precisa usar as ferramentas tecnológicas disponíveis para se comunicar e se organizar, interagindo com as forças policiais. Em matéria nesta edição, o comandante da Brigada Militar da Região ressalta a importância dessa parceria, relatando que a maioria das prisões efetuadas pala Instituição são decorrentes de denúncias da comunidade.

Grupos têm se formado no WhatsApp com o objetivo de proteção coletiva por meio da vigilância social, mantendo contato permanente com a Brigada Militar e a Polícia Civil. Trata-se de uma estratégia que tem funcionado, mas ainda precisa ser aperfeiçoada e ampliada.

Não é viável contar com um policial em cada esquina, 24 horas por dia, mas é possível fortalecer o policiamento com a ajuda da tecnologia disponível, como sistemas de monitoramento eletrônico e grupos organizados em redes sociais afins. Cabe ressaltar: se o crime é organizado, as pessoas de bem também devem se organizar para combater os criminosos, contando com a vantagem de serem maioria.

A intensidade da corrupção no Brasil gera graves problemas sociais em decorrência da falta de recursos para serem investidos nos serviços públicos, como Segurança, Educação e Saúde. Sendo assim, o combate dessa chaga social deve começar pela escolha dos representantes políticos, passando pelo cumprimento de deveres individuais e com a consciente cobrança de direitos. É indispensável, também, que cada um reflita sobre as suas condutas cotidianas, pois quando se vive em sociedade tudo está interligado.

Redes de informações entre as pessoas de bem, usando a tecnologia disponível, este é um caminho eficaz de organização para o combate à criminalidade em todas as suas manifestações.

Publicado em 08/4/2017.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados