Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

03/04/2017 - 12h15min

Editorial

Combate Histórico à Corrupção

Compartilhar no Facebook

Durante muitos anos, no Brasil, os chamados crimes do colarinho branco, envolvendo grandes empresários e chefões da política partidária, diversas vezes escaparam da Justiça. Bons advogados usavam brechas na legislação para livrar da cadeia seus clientes abonados que cometiam crimes. No entanto, há três anos, com o início da Operação Lava-Jato, o quadro de impunidade que blindava os poderosos começou a mudar.

Em setembro do ano passado, em palestra no Auditório da Feevale, o juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava-Jato, disse que a corrupção abrange outras empresas estatais além da Petrobras, como a Caixa Econômica Federal, com contratos de publicidade, e a Usina Angra 3, entre outras.

Sérgio Moro destacou que a corrupção sistêmica como a que acontece no Brasil provoca uma degeneração da democracia. Para sair desse lodo, o magistrado prega uma Justiça Criminal com o mesmo peso para todos, independentemente da classe social (criticou o tratamento da Justiça Criminal com diferença entre pobres e ricos, considerando prazos e recursos). Ele elogiou a decisão do STF, que leva para a cadeia um réu condenado em segunda instância. “Antes, a Justiça Criminal no Brasil era um faz de conta”, criticou Moro.

As prisões de políticos e grandes empreiteiros revelam que o tempo de impunidade dos poderosos está terminando. Essa semana, o deputado cassado Eduardo Cunha foi condenado a 15 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão fraudulenta de divisas. O todo poderoso chefão da Câmara dos Deputados recebeu uma pena dura e exemplar.

Em Guaíba, a ex-secretária de Assistência Social e ex-vereadora Luciana Kubiaki renunciou ao mandato de vereadora após a Justiça negar seu pedido de anulação da CPI da Câmara Municipal. Ela tem o direito de defesa, mas as provas de culpa são muito consistentes.

É fundamental que a população se mantenha vigilante na luta contra a corrupção e a impunidade, pois só assim será possível melhorar a qualidade de vida de todos os brasileiros.

 

Publicado em 1º/4/17.

 


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados