Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

27/03/2017 - 12h28min

Editorial

A Fiscalização da Sociedade

Compartilhar no Facebook

A Gazeta Centro-Sul vem acompanhando as tratativas para implantação do Observatório Social de Guaíba (OSG) desde 2010, divulgando entrevistas e reportagens sobre esta associação apartidária, que tem contribuído sobremaneira com o controle dos gastos públicos. Nessa semana, o OSG foi fundado durante solenidade especial na sede do Rotary, conforme reportagem de capa publicada nesta edição.

A sociedade brasileira vem consolidando a cultura anticorrupção a partir do início da Operação Lava-Jato há três anos. As pessoas estão se envolvendo cada vez mais em manifestações de protesto contra a corrupção, exigindo a punição daqueles que desviam o dinheiro público ou que gastam mal os recursos do povo. Esse sentimento de cidadania fortalece a rede Observatório Social do Brasil (OSB), fundada em 2008 e que vem crescendo de forma acelerada a cada ano.

O combate à corrupção e o controle dos gastos públicos são os meios mais eficazes para se alcançar a justiça social. Este entendimento que sustenta o OSB é o mesmo defendido pela Gazeta Centro-Sul desde a sua fundação em 1993. A fiscalização e a participação da sociedade nas ações que tratam da aplicação do dinheiro de todos estão diretamente relacionadas com a qualidade de vida de um povo.

Guaíba se integrou à rede OSB no dia 21 de março de 2017, uma data que fica marcada na história do Município como o começo de uma nova etapa em que a cidadania se impõe no contexto socioeconômico. Como disse o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas: “Chegou a hora de deixarmos de ser apenas expectadores e assumirmos o papel de protagonistas da nossa história”.

A sociedade brasileira está consolidando a cultura anticorrupção, e os guaibenses entram nesta corrente que está construindo um novo País, mais igual, mais justo e mais digno. Que este exemplo de Guaíba seja seguido pelos municípios da Região.

Publicado em 25/3/17.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados