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Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

20/02/2017 - 23h27min

Editorial

Pedágio e Mobilização

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Existe uma praça de pedágio na BR-290, em Eldorado do Sul, que cobra R$ 13,80 por veículo de passeio no sentido Capital-Guaíba. O valor é para trafegar em uma distância de aproximadamente 30 quilômetros. Quem não quiser pagar tem de usar a Estrada do Conde, uma via degradada e perigosa. O prazo de concessão da rodovia está encerrando e este é o momento para reivindicar a mudança do posto de cobrança.

Na tarde de quinta-feira, 16 de fevereiro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou a primeira audiência pública, visando elaborar o edital para a próxima concessão. Apesar da importância do evento para marcar o posicionamento de Guaíba, contrário à permanência da praça do pedágio no local atual, a presença de lideranças guaibenses foi pequena.

Pelo formato da audiência pública e os espaços destinados às manifestações, ficou claro que a participação popular foi prejudicada. No entanto, o registro da presença dos representantes de Guaíba seria um ato que fortaleceria o desejo da sociedade local da retirada de um posto de cobrança entre a Capital e o Município.

A concessão da Concepa, cujo prazo de vinte anos se encerra no próximo dia 4 de julho, deverá ser prorrogada por mais dois anos, até que seja finalizado o novo processo licitatório de concessão para mais trinta anos. Neste período, em tese, a praça de pedágio permaneceria onde está. No entanto, a mobilização da sociedade pode provocar mudanças.

É legal a concessão de estradas no País e em muitos casos se mostra eficaz, considerando o custo-benefício. Mas não se pode admitir a cobrança de um valor tão elevado para um deslocamento de poucos quilômetros.

Toda a reivindicação social se fortalece com a abrangência de sua mobilização. Não é justo pagar R$ 13,80 por veículo de passeio para se deslocar num trecho de aproximadamente trinta quilômetros. Portanto, é preciso que isso seja corrigido, e o momento é este.

Publicado em 21/2/17.


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