Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

13/02/2017 - 19h06min

Editorial

Ética em Debate

Compartilhar no Facebook

A vida em sociedade exige regras e a consciência de cada cidadão sobre a importância da ética e do respeito aos direitos e deveres individuais. O caos gerado no Estado do Espírito Santo, devido à greve da Polícia Militar, com saques generalizados, bem como a receptação de equipamentos roubados, coloca em pauta o debate necessário sobre a consciência ética e moral.

São comuns as manifestações de protesto contra a classe política. Apontar falhas e distorções que acontecem no contexto político partidário é uma atitude legítima e pode ser considerado um ingrediente indispensável na busca pela harmonia social.

Considerando a ética como o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo e de um grupo social, é possível avaliar e classificar o comportamento de uma sociedade.

No Estado do Espirito Santo, com a ausência da Polícia nas ruas, muitas pessoas até então tidas como honestas passaram a praticar saques em estabelecimentos comerciais. Essa atitude marginal flagrada pelos meios de comunicação revela significativa falta de consciência ética de muitos cidadãos comuns.

Outro tipo de atitude que coloca em cheque a consciência ética e moral de muitos brasileiros tidos como pessoas de bem é a receptação de telefones celulares roubados, por exemplo. A vantagem de adquirir um aparelho por um preço bem menor do que o praticado no mercado, sem se importar com a procedência do mesmo, sustenta a criminalidade, conforme atestam os registros policiais. Milhares de aparelhos são roubados diariamente em ataques violentos; pessoas morrem por causa de um telefone.

Os escândalos envolvendo políticos são constantes, muitos são eleitos e reeleitos apesar dos crimes praticados terem sido amplamente divulgados. A cada eleição, a população tem a oportunidade de escolher seus representantes políticos, que terão importante papel social. Entretanto, apesar das campanhas de conscientização sobre a importância do voto, diversos políticos carimbados pelo malfeito são reeleitos, aproveitando-se da lentidão da Justiça e da falta de respeito à democracia de relevante parcela da população.

No Espirito Santo, aconteceram saques devido à falta de policiamento; em todo o País, a receptação de aparelhos roubados é uma triste realidade, gerando a banalização do crime contra a vida.

Estas questões deixam claro que é preciso colocar em pauta o debate sobre a consciência ética e moral.

Publicado em 11/2/17.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados