Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

23/11/2015 - 13h56min

Dicas de Sa�de

Obesidade - Uma Doença, uma Epidemia Mundial

Compartilhar no Facebook

A obesidade é uma doença crônica, severa e com várias doenças associadas e que afetam diretamente a saúde e a vida das pessoas que dela sofrem. Não se trata só de fechar a boca, ter força de vontade, de relaxamento ou de não saber se cuidar. Deve ser encarada como uma doença séria e que exige tratamento.

Pressão alta, diabetes tipo 2, apneia do sono, colesterol e triglicerídeos altos, doenças cardíacas (cardiopatias), cânceres (útero, mama e cólon), infertilidade, problemas de coluna, joelhos, gordura no fígado (esteatose), cálculos de vesícula, ansiedades, depressões, discriminações, dificuldades de movimentação e isolamento social são apenas algumas das doenças e sintomas associados à obesidade.

Trata-se de uma epidemia mundial com tendências ao aumento de casos; é de difícil controle e diminui a expectativa e a qualidade de vida dos pacientes. Ela é definida como “o acúmulo do excesso de gordura no corpo” e é classificada através do índice de massa corporal, o IMC, que é calculado dividindo-se o peso pela altura ao quadrado: IMC = peso/altura².

Os casos de obesidade devem ser tratados com especialistas nas áreas de Endocrinologia, Nutrição, Psicologia, Psiquiatria, Cardiologia. Por ser uma doença com vários fatores desencadeantes, é chamada de multifatorial.

Nos casos mais severos, também chamados de obesidade mórbida (IMC acima de 40 ou acima de 35 com doenças associadas) e quando falha o tratamento clínico, o tratamento cirúrgico da obesidade - cirurgia bariátrica - é a única forma eficaz e duradoura de perda de peso.

Pacientes com diabetes tipo 2 podem se beneficiar com a cirurgia. E, para diabéticos tipo 2 com IMC entre 30 e 35, já está sendo regulamentada (será decidido pelo Conselho Federal de Medicina - CFM). Trata-se, hoje, de uma cirurgia muito segura, rápida, realizada por videolaparoscopia, internação de 3 a 4 dias na maioria dos casos, retorno ao trabalho em cerca de 15 a 30 dias.

Antes da cirurgia, os pacientes devem realizar avaliação com cirurgião, clínico/cardiologista, nutricionista e psicólogo para o adequado conhecimento do seu problema. É um processo criterioso e rápido, normalmente em 30 dias os pacientes aptos já podem ser operados. Em casos especiais, outros profissionais deverão avaliar o paciente.

Após a cirurgia, o paciente deverá ter seguimento com o acompanhamento clínico, nutricional e psicológico, bem como do cirurgião, para melhor controle da sua evolução, por pelo menos dois anos. A atividade física já pode ser iniciada ainda no primeiro mês. A adequada avaliação, conscientização e adesão ao tratamento fazem parte do sucesso esperado pelas pessoas que padecem com a obesidade mórbida.

Gravidez e cirurgias plásticas só deverão ser realizadas após dois anos da cirurgia e com revisão clínico-cirúrgica prévia.

Maiores informações: (51) 3491.9600.

Dr. Jarbas Marinho Cavalheiro

Cremers 9457.

Cirurgião Bariátrico.

Publicado em 21/11/15.


Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados