Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

24/09/2018 - 14h22min

Daniel Andriotti

Compartilhar no Facebook

enviar email

Hipocrisia, dá um tempo...

Como a aurora precursora, termina mais uma semana onde o bagualismo tomou conta de tudo na fronteira do Mampituba para baixo, comemorando a maior e mais emblemática guerra civil desse Continente de São Pedro. Essa ímpia e injusta guerra envolta em lendas e mitos onde... saímos derrotados. Talvez a explicação para que tudo neste estado vire Gre-Nal e contribua para que o nosso desenvolvimento cresça feito rabo de cavalo – para baixo – esteja aí.

Lá pelos idos de 1835, um Rio Grande contra todos e acuado pela exploração do Império. Uma espécie de anseio por liberdade: o sonho de uma república independente. Uma coisa é como a Revolução Farroupilha aconteceu, com suas contradições e fracassos. A outra é como o gaúcho pensa que ela aconteceu. É onde a versão romântica encontra a vida real. Temos as mesmas virtudes e os mesmos problemas que qualquer outra Unidade da Federação. Aqui se corrompe, somos corrompidos e se perde drasticamente qualidade na educação e na segurança pública diz após dia. Viramos um Estado pobre, deficitário, abarrotado de funcionários públicos com salários parcelados mas acima de tudo preocupados com o próprio umbigo. Temos uma classe de políticos desqualificados e uma sociedade bipolar que adora uma ideologia ultrapassada. Somos um povo que perdeu o trem da história. Perdeu o rumo. Estamos à deriva. Vivemos num estado que não é atraente para investimentos (graças – entre tantas outras coisas – à instabilidade política e a uma imensa disposição para discordar de tudo).

Mas chega de realidade dura, nua e crua. E dê-lhe mate, dê-lhe canha e dê-lhe fole a noite inteira no compasso da vaneira. Porque o gaiteiro era um mulato que até dormindo tocava. Tenho o maior respeito e admiração pelas nossas tradições e – embora nascido e criado num pago muito próximo desse ambiente da lida do campo – o espírito gaudério nunca se apossou do meu corpo. Sou do mate amargo, do churrasco e de algumas poucas melodias que me soam honesta aos ouvidos. E paramos por aí porque não adianta: não é da minha natureza. Fazer o quê? Lenço vermelho e guaiaca, compradas lá no Uruguai? A la pucha, tchê!!! Nunca tive. As raras vezes em que montei no lombo de um sinuelo macanudo e malacara (aliás, mal sei diferenciar um cavalo de uma ovelha) – ou as noites em que, à meia guampa, atravessei um salão dançando um vaneirão pacholento – dá até para contar nos dedos de uma mão. Mão do Lula, inclusive...

Mas isso não me faz menos importante do que qualquer conterrâneo dessa terra que eu amei desde guri. Como diria o poeta e payador Marco Aurélio Campos, “eu sou gaúcho e me chega; pra ser feliz no universo”.

Não tenho a pretensão de apatifar com os festejos da Semana Farroupilha. Longe disso. Não fiquei louco ainda. Agora, tem guasca metido a rapper ou que dança funk o ano inteiro – e daí me cai os butiás do bolso – que quando chega setembro, vira o próprio Sepé Tiaraju. Pilcha com cheiro de naftalina, vestido de prenda alugado e um petiço emprestado para desfilar na avenida. Convicção tradicionalista? Nenhuma.

A tentativa de homicídio sofrida por um dos candidatos postulantes a presidência da república despertou a surpresa dos desinformados, a hipocrisia dos adversários e a comemoração dos medíocres. O crime, porém, não surpreende: mudou apenas o seu ‘modus operandi’. Vivemos tempos bicudos na economia e talvez por isso tenha ficado muito caro derrubar aviões como acontecia num passado recente. Mas por favor, não tentem me convencer que Adélio Bispo de Oliveira é um lobo solitário. Me enganem que eu gosto que a ação teria saído daquele cérebro inútil e vazio que ele carrega dentro da caixa craniana...



Daniel Andriotti

[email protected]

Publicado em 22/9/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados