Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

15/02/2014 - 12h14min

Contabilidade & Legisla��o

Compartilhar no Facebook

enviar email

A Nova contabilidade para os municípios...

Todos os municípios brasileiros mantém sua contabilidade baseados na Lei 4320/1964 e na Lei de Responsabilidade Fiscal. Isto quer dizer que há aproximadamente 50(cinquenta) anos o sistema contábil e os demonstrativos são praticamente os mesmos. Os munícipes muitas vezes procuram entender as publicações oficiais , mas encontram dificuldades, principalmente na análise das receitas e despesas públicas.

Adoção e implantação de novos procedimentos..

A partir do exercício de 2014, para que o setor público seja adaptado as regras da contabilidade internacional, a estrutura básica da escrituração contábil ficará padronizada. A adoção de novos modelos e demonstrativos e a implantação de novos procedimentos tais como depreciação, amortização, adoção de um plano de contas único nacional e o regime misto para competência integral, são algumas novidades.

A Receita e a despesa pública...

Para a receita pública continua sendo considerado os valores efetivamente arrecadados e para despesa pública os valores empenhados, mas agora também passam a ser reconhecidos o direito e a obrigação, pelo fato gerador. No lançamento, os impostos serão reconhecidos em conta de ativo como direitos a receber (baixados após o ingresso financeiro) quando então serão reconhecidos como receita orçamentária. No caso da obrigação, poderá ser reconhecido um passivo quando o fato gerador for constituído, ainda que sem execução orçamentária.

Sistema de custos será obrigatório...

A criação do sistema de custos trará ao administrador e ao conhecimento público a visão do custo para execução dos serviços públicos municipais. O administrador terá no sistema custos, um controle financeiro efetivo e uma ferramenta que irá auxiliar a administração a tomar decisões e localizar falhas de gerenciamento. Entre outras coisas, poderá ser melhor avaliada a capacidade produtiva do material humano disponível e o custo para execução dos serviços municipais. Algumas questões poderão ser melhor encaminhadas, tais como: manter a frota de veículos ou terceirizar serviços? Alugar espaços ou construí-los? Serviço de vigilância terceirizado ou organizado pelo município? Manter servidores para atendimento médico ou contratá-los quando necessário? É preciso salientar que no sistema de custos deverá ser avaliado, além dos valores, a eficácia.

João Carlos Andriotti Silveira

[email protected]

Publicado em 15/2/14.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados