Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

15/03/2021 - 12h40min

Comportamento

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Céu é o Limite

Dias há em que parece estarmos naqueles antigos programas de auditório, décadas atrás, que foram as grandes atrações da televisão. Testavam o conhecimento dos participantes em troca de prêmios, e os telespectadores ficavam na torcida para ver quem venceria, quais premiações seriam conquistadas.


Uma dessas antigas atrações televisivas chamava-se “O Céu é o Limite”, uma série ao vivo apresentada por Jota Silvestre. Questões sobre um assunto específico eram feitas ao participante, que ia conquistando seu prêmio aos poucos, de episódio em episódio, desde que ouvisse “resposta absolutamente certa”.


Lembro-me bem de algumas vezes em que assisti esse programa com minha mãe. Ela me chamava para torcermos pelo jovem estudante paulista que responderia sobre a Família Kennedy. Fazia alguns episódios que ele acertava tudo, e, no final, Jota Silvestre lhe perguntava: “Vai desistir e receber o que ganhou até agora ou arriscar tudo para continuar no programa?”. A resposta que encerrava a maioria daquelas noitadas de conhecimento era: “Vou arriscar!”.


Eis que chegou o dia da emocionante final. O estudante, como já era de costume, estava acertando todas. Até que veio a traiçoeira pergunta sobre a prática de esportes naquela famosa e importante família de políticos dos Estados Unidos: “Qual a única modalidade esportiva em que Robert Kennedy sempre se saiu melhor do que o presidente John Kennedy?”.


Um silêncio abismal se espraiou pelo palco e na plateia do programa; também na cozinha da nossa casa, onde a tevê estava ligada. Apresentador e participante, ambos surpresos e assustados com a falta de resposta, até que o jovem falou: “Eu não sei, mas acho que foi na natação”. E Jota Silvestre, decepcionado, sentenciou: “Errado, ele nunca superou o irmão nos esportes!”.


O jovem estudante, parecendo querer se desculpar com as incontáveis famílias que o acompanhavam naquela competição, então confessou que não acreditara na importância de saber sobre a prática de esportes deles. E o apresentador observou: “Tudo é importante em uma competição, os menores detalhes podem fazer a diferença!”.


Dias há em que parece estarmos em um daqueles antigos programas de auditório, que distribuía prêmios de acordo com as respostas dos participantes. “Então, vai desistir ou arriscar tudo e continuar?”.


E assim vamos seguindo em frente, tentando acertar, para fazermos jus ao nosso grandioso prêmio: a vida.

Cristina André

[email protected]

Publicado em 12/3/21.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados