Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

25/11/2020 - 13h30min

Comportamento

Compartilhar no Facebook

enviar email

Gente que coopera cresce

Sempre gostei de ditados populares e slogans publicitários inteligentes. São mensagens simples, fáceis de compreender e lembrar, com grandiosa bagagem filosófica. Como o do Sicredi, que “cabe como uma luva” para o momento: “Gente que coopera cresce”.


Cresci ouvindo que “a mentira tem pernas curtas”, uma recomendação caseira para sempre priorizar a verdade, pois quem mente acaba sendo descoberto. E se “a justiça tarda mas não falha” e “quem planta colhe”, faltar com a verdade, sem sombra de dúvidas, foi e sempre será péssima escolha.


Nas brincadeiras no pátio, depois da escola, atendendo ao chamado caseiro para o café da tarde, para não perderem tempo, crianças antigas faziam lanche rapidamente, não queriam perder um único raio de sol. E geralmente ouviam que “a pressa é inimiga da perfeição” e “quem come em pé não alcança o que quer”, com a sabedoria e a calma que gente mais velha tinha de sobra naqueles dias de ler fábulas.


E como diz o provérbio popular, “o hábito faz o monge”, então não poderia ser diferente, me acostumei a prestar atenção a esse tipo de mensagem. Traduzir a filosofia que está implícita em suas poucas palavras.


Pois foi assim, influenciada pela educação que tive, em casa e na escola, que descobri, dia desses, que colocar em prática o slogan “gente que coopera cresce”, carro-chefe do Sicredi, será a nossa única saída para essa crise social, econômica e emocional em que nos encontramos. Porque “cada um por si” não terá mais lugar neste nosso mundo que tanto erra o passo.


O verbo cooperar significa agir, trabalhar junto com outro ou outros para um fim comum; colaborar; contribuir para alcançar um mesmo objetivo. Eis a nossa tarefa maior depois dessa amarga lição de medo, de afastamento dos nossos amigos, de extensos períodos sem celebrar a vida em festas de aniversário e de casamento.


Unir-se a outros com o objetivo de obter benefícios comuns, essa é a prática, que devemos adotar daqui para a frente. Combinada com “é dando que se recebe”, da bela oração de São Francisco de Assis, e “para cada ação existe uma reação proporcional”, das leis do físico Isaac Newton, teremos não apenas uma boa forma de solucionar os problemas impostos ao mundo pela pandemia, mas um resgate da nossa verdadeira condição humana.


Peço licença ao Sicredi para adaptar o slogan da cooperativa ao momento social que vivemos e encerrar minha singela mensagem aos leitores.


Somente gente que coopera cresce!



Cristina André

[email protected]

Publicado em 20/11/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados