Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

09/11/2020 - 09h38min

Comportamento

Compartilhar no Facebook

enviar email

Direitos e Deveres em Parceria

Democracia não é feita apenas de direitos, mas de sua indispensável parceria com os deveres, por isso sou a favor da obrigatoriedade do voto. Cada cidadão tem o direito de indicar seus representantes, e, ao exercê-lo, também está cumprindo seu dever, assumindo responsabilidade por suas escolhas.

Já as ditaduras, estas são construídas com ausência de direitos, deveres escusos, obediência calada e desinformação. Sem diferença entre nascidas na direita ou na esquerda, cardápio único servido em pratos diversos.

É um sistema difícil, a Democracia, são muitas ideias a conciliar para tornar possível administrar o País, o Estado, o Município. E parcela da responsabilidade é nossa, ninguém assume o comando que não tenha sido levado pelos votos digitados nas urnas. Por isso é tão importante pensar seriamente nas escolhas que faremos, em quais critérios nos embasaremos. E no momento decisivo, diante da responsabilidade que nos cabe, a cidadania consumada.

Seria mais fácil, nestes momentos decisivos, viver sob o manto de uma ditadura, com eleições de resultados pré-estabelecidos. Nas comemorações obrigatórias, toda gente empunhando bandeiras iguais, incluindo os contrários. Nestes regimes, cidadania é conto da carochinha, mas a culpa que é conversada na clandestinidade é direcionada apenas ao comandante. Sem direitos, sem deveres, sem responsabilidades.

Democracia não é fácil, é preciso fazer escolhas e assumir esta responsabilidade. E para que sigamos em frente de consciência tranquila, se faz necessário analisar atentamente cada candidatura, a viabilidade das propostas e a maneira como são apresentadas, o contexto do tempo presente e a realidade que vivemos. Atentar para a postura de cada candidato e seus cabos eleitorais, sua sinceridade e, se possível, procurar saber como se porta com os seus. Sobretudo, excluir aqueles que, por total incapacidade para qualquer cargo público, passam horas a fio tramando contra seus oponentes, caluniando pessoas no mundo real e no virtual (internet).

Antes de votar, é bom prestarmos atenção nos candidatos, procurarmos saber como se portam, o que têm feito de positivo e de negativo, se realmente são o que dizem ser, e quem são suas companhias de todo dia. Porque, como diziam os antigos, diga-me com quem andas e te direi quem és.



Cristina André

[email protected]

Publicado em 06/11/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados