Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

03/11/2020 - 09h00min

Comportamento

Compartilhar no Facebook

enviar email

Pare, Olhe, Escute

Exercício de linguagem figurada perfeito para filosofar sobre a própria existência, a vida é como um trem. São diversas estações, nas quais é possível parar um pouco, mudar de locomotiva, decidir por novos rumos. Entre as quais, duas são as principais, representam a chegada e a partida deste mundo. E os trilhos, paralelas escolhidas pelo condutor, a exigir medidas certas e constantes por todo o trajeto. Sair deles é correr risco demasiado; descarrilar, interrupção abrupta da viagem.

Pela janela da cabine onde cada um encurta distâncias mundo afora, vez por outra, é possível ver gente diferente, lugares surpreendentes, paisagens encantadoras. No decorrer do trajeto, também são necessárias paradas estratégicas, que, graças ao competente maquinista, com sua habilidade para conduzir o trem em segurança, vão apenas ficando para trás, feito problemas já resolvidos.

Aos mais atentos no entorno, onde há trilhos se atravessando em perfeita geometria, é fácil reparar nas placas chamando atenção para o perigo de qualquer descuido nestes cruzamentos. Todas sempre com a mesma mensagem: “Pare, Olhe, Escute”. Imagina-se, dedicadas especialmente aos desembarcados, andarilhos das proximidades, mesmo sendo mais do que sabido que a pressa e a distração, em se tratando de trens, podem provocar acidentes irreversíveis. É risco iminente não seguir as recomendações destas placas providenciais, desdenha de si mesmo quem não para, não olha para os lados e não escuta o som característico de um trem que por ventura esteja se aproximando.

Em linguagem figurada perfeita para filosofar, a vida é como um trem, com suas incontáveis estações, entre as quais há duas de maior importância: embarque e desembarque, chegada e partida deste mundo. Seus trilhos mostrando o rumo certo, traçados com esquadros do destino. Ao bom maquinista, a tarefa de conduzir com segurança, de não permitir descarrilar.

Viajando rumo ao futuro, de repente, momentos cruciais, armadilhas se cruzando mais à frente. Sorte daqueles que viajam atentos, há placas chamando atenção para o risco iminente de qualquer descuido. Todas sempre com a mesma mensagem: “Pare, Olhe, Escute”.

Cristina André

[email protected]

Publicado em 30/10/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados