Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

08/09/2020 - 17h30min

Comportamento

Compartilhar no Facebook

enviar email

Leandro Karnal e Luiza Helena Trajano

É importante saber para onde se está indo, ter inteligência para o futuro. Esta frase é do sociólogo italiano Domenico De Masi, autor de diversos livros que têm o trabalho como tema. Ela está na capa do livro que recebi, no final de agosto, depois de participar do curso “Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para Tempos de Mudança”, realizado online pela PUCRS. Fomos mais de novecentos mil inscritos de todo o Brasil, e os professores convidados, Leandro Karnal e Luiza Helena Trajano, fizeram ótimo trabalho.


O Professor Karnal, como é de praxe, arrebatou minha atenção com certas questões corriqueiras das quais geralmente não nos damos conta. Como a máquina de hábitos que é o nosso cérebro, do nosso gosto pela repetição de ações e até de pensamentos. Segundo ele, mudanças são aceleradas em crises, e a capacidade de enfrentá-las é o que torna uma pessoa importante no quesito estratégia. “Nenhum marinheiro é reconhecidamente bom se navega apenas em mar tranquilo”, afirmou.


Em uma de suas avaliações relacionadas às recentes mudanças no mundo do trabalho, sentenciou: “Não existe mais a figura do formado; agora, todo mundo é formando”. E enfatizou a inteligência emocional como o grande diferencial entre o sucesso e o fracasso.


E quando pensei que tinha assistido a melhor parte do curso, a empresária Luiza Helena Trajano entrou em cena e me surpreendeu. Com seu jeito tranquilo e cheia de simplicidade, a inteligência feminina que comanda uma rede nacional de lojas deu um show de lucidez e de sabedoria.


Iniciou sua abordagem declarando que o confinamento apenas acelerou o que já estava acontecendo antes da pandemia. Fez críticas a nossa falta de costume ao protagonismo do País, àqueles brasileiros que sempre acham melhor o que é feito no Exterior. E ressaltou pontos positivos desta crise pela qual passamos, como o fortalecimento da cultura de doação, da cooperação.


Segundo a Professora Luiza, cada um é do tamanho daquilo que compartilha, e todos precisamos ter um propósito na realização do trabalho. Antes de pensar em lucro. “Empresas e pessoas que não tiverem propósito de vida, que não pensarem no coletivo enquanto pensam no seu próprio mundo, nunca terão carreiras brilhantes”, destacou.


E nos disse que a saúde é um dos pilares da igualdade social, por isso o Sistema Único de Saúde (SUS) é tão importante. “É excelente, se não funciona como deveria, o problema é de gestão”, concluiu.


A empresária lembrou que a vida exige esforço, renúncia, e que os verdadeiramente felizes são aqueles que se negaram a abrir mão da sua essência. Observou que a vida retribui a quem é do bem, chamou as mulheres das comunidades carentes de “verdadeiras ministras da economia”, e recomendou que não se facilite demais a vida dos filhos, para que eles sintam a felicidade da conquista. “Pare de dizer que se sente cansado, porque os cansados não chegam a lugar algum. Faça perguntas, não acredite que já sabe o necessário”, aconselhou.


Gostei muito de participar do curso “Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para Tempos de Mudança”, realizado online pela PUCRS. Os dois professores convidados, Leandro Karnal e Luiza Helena Trajano, fizeram um ótimo trabalho.



Cristina André

[email protected]

Publicado em 04/9/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados