Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

30/03/2020 - 12h47min

Comportamento

Compartilhar no Facebook

enviar email

Sobre o Tempo do Isolamento Social

Fernanda Quadros

A estimativa para encerrar o isolamento social é final de abril, quando os menores de 60 anos poderão sair normalmente. Esses vão entrar em contato com o Covid-19, vão ser os assintomáticos e vão imunizar a população, evitando que os idosos e os imunossuprimidos morram todos.


Estamos em casa para salvar os maiores de 60 anos e imunossuprimidos, não é para não pegar o Covid-19.


Vamos todos entrar em contato com o vírus, mas crianças e menores de 60 anos não têm complicações e passam quase que assintomáticos.


No final de abril, com poucos casos em função do isolamento, fica seguro liberar os grupos de menor risco para se imunizar, porque já teremos como testar quase todos e leitos de UTI montados para que os idosos não morram. Se liberar agora o isolamento, o sistema de saúde vai colapsar. Não temos testes suficientes ainda, nem leitos de UTI.


O pessoal de São Paulo montou UTIs no Pacaembu de tanta gente idosa que está com insuficiência respiratória. Aqui, em Porto Alegre, temos o Beira-Rio, que vai ficar à disposição. O Zaffari doou R$ 10 milhões para a compra de mil respiradores de UTI, e o Grupo Renner também doou R$ 4 milhões. O Brasileiro, apesar dos pesares, é um povo solidário.


A economia vai ficar muito pior se liberarmos o isolamento agora, porque vai faltar dinheiro para bancar o rombo na Saúde e vamos quebrar todo o SUS, e os convênios vão todos à falência. Até final de abril, não vamos virar Venezuela...


Somente quem testar positivo para Covid-19 voltará para a quarentena, devendo retomar suas atividades normais em 15 dias. Ficará em casa, se imunizando, e voltará imunizado ao trabalho/escola para não passar a ninguém: como uma internação domiciliar.


Não tem outro jeito a não ser o isolamento. Somos um País de terceiro mundo e os pobres, que são muitos, não têm sabão para lavar as mãos, o que dirá álcool em gel e máscara. E os casos de insuficiência respiratória precisam de tomografia, porque o Raio X simples não faz o diagnóstico da doença pulmonar. Imagina que, pelo SUS, esse exame leva seis meses para ser realizado....


Agora, estão comprando cerca de 50 tomógrafos só para o Rio Grande do Sul. Com a tomografia, se vê a doença pulmonar inicialmente e isso reduz o tempo de intubação e de UTI em 15 dias.


Acredito que não haja entendimento, por parte da maioria das pessoas, sobre o que nós, profissionais da Saúde, estamos fazendo. E alguns políticos estão usando isso para gerar confusão.



Fernanda Quadros é médica da

Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre



Publicado em 27/3/20.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados