Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Domingo, 05 de abril de 2020

26/02/2020 - 16h12min

Comportamento

Compartilhar no Facebook

enviar email

Divina Percussão

Meus carnavais são diferentes daquelas festas que se vê nos noticiários, de bonecos enormes subindo ladeiras com sol a pino, gigantesco galo da madrugada marcando presença, trios elétricos puxando milhares de foliões.

Não há escolas de samba, tribos e grupos de frevo passando pela minha avenida. Gosto de vê-la assim, quieta, com seus luares iluminando a vida nestes tempos de gente fantasiada tomando conta das ruas.

Em dias de folia comandada por reis momos, passistas e sambas-enredo, desfilo no bloco da sétima arte. Bala azedinha na bolsa, filmes cuidadosamente escolhidos, e lá vou eu, abrindo alas para as emoções e o aprendizado que se traduzem nas grandes telas. Eis que me transformo em porta-estandarte das histórias reais e imaginárias que me encantam.

Também são feitos de sossego e de leitura, os meus carnavais. Ao som das batidas do meu próprio coração, que é divina percussão, percorro textos que me desafiam e emocionam, mostrando verdades novas e realidades diversas com frases à espera de interpretação. Esquecida de relógios, em gesto que é imitação de grandiosa bateria, faço conveniente recuo, retornando ao parágrafo que pensava ter vencido, dando-lhe passagem com maior atenção. Depois, seguindo o ritmo do meu enredo, vou em frente até a dispersão.

Foliona da gastronomia, faço da cozinha o meu sambódromo nos quatro dias de carnaval. Avental como principal adereço, preparo quitutes deslizando com facilidade por todos os espaços, como as baianas em suas bonitas alas. Apresento, então, minha performance ao júri, que costuma tecer comentários favoráveis aos adereços e alegorias expostas sobre a mesa.

Meus carnavais são diferentes daquelas festas que se vê nos noticiários. Nestes dias de folia e fantasia, ao som do meu próprio coração, que é divina percussão, desfilo no bloco do cinema, da literatura e da gastronomia.

Cristina André

[email protected]

Publicado em 22/2/20.

Últimas Notícias

Registrado oficialmente o primeiro caso de Covid-19 em um morador de Guaíba, na tarde desta quinta-feira, 2.

Comércio não essencial de Guaíba começa a operar pelo sistema de tele-entrega nesta quarta-feira, 1º.

Vacinação em casa para idosos acamados. Agendamento deve ser feito por familiares no posto de saúde do bairro.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2020 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados