Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

06/02/2020 - 16h56min

Comportamento

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Nosso Tempo

Teoricamente, de acordo com os físicos, no dia em que conseguirmos ultrapassar a velocidade da luz, viajando pelo universo, o tempo não mais existirá. Pelo menos para nós, os apressados viajantes. E como no filme “Planeta dos Macacos”, depois de várias décadas no espaço, retornaríamos com a fisionomia intacta, tal qual no dia em que partimos. Entretanto, para os terráqueos que por aqui ficaram, as implacáveis mudanças provocadas pelo passar dos anos teriam acontecido.

Imaginemos, pois, o retorno à Terra de um grupo de viajantes intergalácticos, nave com velocidade da luz ultrapassada, depois de uns cinquenta anos medidos pelos lentos calendários e relógios terrenos.

A jovem tripulação retornando com a mesma idade meio século depois. Ao desembarcarem, seriam recebidos pelos amigos e familiares - aqueles que ainda estivessem vivos. Em sua maioria, com mais de oitenta anos, cabelos grisalhos, andar lento, rugas e esquecimentos. E, o pior de tudo, sem reconhecerem aqueles tripulantes que há tanto tempo tinham ido para o espaço feito raios de luz.

De volta da breve viagem, constatariam que nada mais estava como antes, porque o mundo já seria outro, de jovens dos novos tempos. E talvez se vissem arrependidos pelo embarque, acreditando que deveriam ter ficado em terra, envelhecendo junto com seus afetos, acompanhando as mudanças que o andar da vida provoca, entendendo o significado do amor através dos tempos.

E se perguntariam, a toda instante, sobre o que fazer com o milagre da aparência conservada pela velocidade combinado com a solidão dos próprios corações.

Aceitemos, pois, o passar dos anos com as transformações que ele traz, envelhecendo com inteligência, mantendo corpo e mente saudáveis de acordo com as etapas da vida.

Teoricamente, o tempo deixará de existir quando viajarmos pelo espaço numa velocidade maior do que a da luz, o que ainda está longe de ser realidade. Mas se esse momento enfim chegar, que possamos levar os nossos afetos. Do contrário, não saberemos o que fazer diante de tamanha conquista.

Cristina André

[email protected]

Publicado em 01/2/20.

Últimas Notícias

Abacaxi derruba diretor municipal em Guaíba. Confira na Coluna impressa de Leandro André.

Guaíba. Motorista de aplicativo, Rafael da Silva, 31, desapareceu no dia 6. Seu carro foi encontrado queimado sábado, 8, no Mathias.

Público das tradicionais Festas de Iemanjá reduz bastante em Guaíba.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2020 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados