Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

18/02/2019 - 15h18min

Comportamento

Compartilhar no Facebook

enviar email

Grandiosa Atriz

A notícia foi muito comentada pela comunidade gaúcha, por nomes consagrados da nossa intelectualidade: Bibi Ferreira viria a Porto Alegre para se apresentar no Theatro São Pedro, em espetáculo sobre a cantora francesa Edith Piaf. E não poderia ser diferente. Afinal, tratava-se de grandiosa atriz, filha de Procópio Ferreira, o respeitado homem de teatro que fazia muita gente chorar de emoção quando recitava parte do “Monólogo das Mãos” no programa da Hebe Camargo, uma das maiores atrações da tevê naqueles anos oitenta.

De tanto ouvir elogios e lágrimas emocionadas pelas artes cênicas daquela importante família, fiquei entusiasmada com a possibilidade de assisti-la ao vivo. Além disso, havia outros motivos que talvez extrapolassem a lista de razões da maioria das pessoas. Minha infância e adolescência tinham sido embaladas por trilha sonora muito especial, que contava com belas canções italianas e francesas que minha irmã mais velha tocava com perfeição em sua gaita. Entre as minhas preferidas, uma de Edith Piaf - La Vie En Rose.

Fechando com chave de ouro o baú deste tesouro anunciado, a alegria de entrar no Theatro São Pedro todo reformado, com seu ambiente energizado pelas artes e pela história deste nosso cantinho da Pátria.

Lá fomos nós, eu e meu marido, para a Bilheteria do Theatro, na bonita Praça da Matriz, para saber os valores dos ingressos, ver se valeria mesmo a pena comprá-los. E como imaginávamos, eram muito caros para um casal de jovens começando a construir uma vida juntos. Contudo, influenciados pela admiração que, em nossas duas famílias de origem, aprendêramos a nutrir pela atriz, por todas aquelas belas canções, e pelo maravilhoso Theatro, decidimos economizar, diminuir outros gastos. Compramos os ingressos.

Nos longos dias que antecederam o espetáculo, aquelas palavras da Mãe, dizendo que Bibi Ferreira era a melhor de todas as atrizes que ela conhecia, tomaram conta dos meus pensamentos. Comecei a entender suas lágrimas emocionadas pelo “Monólogo das Mãos”, recitado por Procópio Ferreira. Queria muito que chegasse o dia do espetáculo. E ele finalmente chegou.

Logo que entramos no Theatro São Pedro, fiquei encantada com tamanha delicadeza. Ocupamos nossos lugares e, quando a fabulosa atriz entrou em cena, teve início uma noite mais do que emocionante. Inesquecível.

Lembrei disso no momento em que soube da retirada de cena, desta vez definitiva, de Bibi Ferreira, com seus 96 anos. Tenho pensado na importância dos dias em que me ensinaram a cantar belas canções ao som da gaita, de como foi bom ouvir lá em casa que ela era a melhor de todas as atrizes. E do extraordinário espetáculo que assistimos, eu e meu marido, no mais belo dos teatros que conheço, em que Bibi Ferreiro foi Edith Piaf.

Cristina André

[email protected]

Publicado em 16/2/2019.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados