Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

18/06/2018 - 13h59min

Comportamento

Compartilhar no Facebook

enviar email

Os Seis Pontos do Brasil

A conquista do tricampeonato de futebol, na Copa do Mundo realizada no México, em 1970, retrata um tempo fadado ao esquecimento para as novas gerações, sobre o qual provavelmente saberão muito pouco. A menos que nós, testemunhas vivas daquele antigo e ingênuo romantismo, resgatemos as histórias vividas.

Naquele junho verde-amarelo, a Seleção Brasileira, treinada por Zagallo, venceu a poderosa Itália por quatro a um (gols brasileiros de Pelé, Gerson, Jairzinho e Carlos Alberto), ficando com o título. E a sonhada Taça Jules Rimet veio para as terras brasileiras, em definitivo, porque era a terceira Copa. A primeira tinha sido na Suécia, em 1958, em jogo final com a seleção anfitriã; e o bicampeonato veio em 1962, no Chile, vencendo a Tchecoslováquia – que mais tarde se transformaria em duas nações: República Tcheca e Eslováquia.

Nossa torcida vivia uma ditadura militar há seis anos quando o Brasil entrou em campo, na cidade de Guadalajara, para a partida final. E ninguém imaginava que o regime de exceção se estenderia por mais três Copas, terminando um ano antes do Mundial de 1986, que, por coincidência, aconteceria outra vez no México.

Eu não conhecia o significado histórico de uma ditadura para o País, ainda não ingressara no universo adulto; tampouco sabia sobre a importância do gosto pelo futebol para unificar a Nação Brasileira, dando-lhe identidade única diante de tantas diferenças regionais. Mas descobri, naquela tarde de ingênua felicidade pelo tri, que era muito bom ver o Brasil como vencedor.

Terminada a partida final, saímos pelas ruas da cidade no fusca do cunhado e da irmã, o Nei e a Maria Rina. Participamos da carreata, com buzinas tocando em idas e vindas do Centro até o Shell, do Ermo ao Parque 35.

Bandeirinhas tremulando janelas afora, cantávamos o hino feito especialmente para a Seleção Brasileira:

“Noventa milhões em ação, pra frente, Brasil, do meu coração. Todos juntos vamos, pra frente, Brasil, salve a Seleção! De repente é aquela corrente pra frente, parece que todo o Brasil deu a mão. Todos ligados na mesma emoção, tudo é um só coração! Todos juntos, vamos, pra frente Brasil, Brasil, salve a Seleção! Todos juntos, vamos, pra frente Brasil, Brasil, salve a Seleção!”

Em 1994, nos Estados Unidos, de novo vencendo a Itália, nos tornamos tetracampeões. E no ano de 2002, na Copa do Japão em parceria com a Coreia do Sul, conquistamos o penta na disputa com a Alemanha.

Sobre esta Copa do Mundo que acontece em Moscou, minha neta Isabela deu a melhor de todas as razões para torcermos: “O Brasil já tem cinco pontos, se conseguir ganhar essa, vai ficar com seis e será hexa. Já pensou?”.

Cristina André

[email protected]

Publicado em 16/6/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados