Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

15/01/2018 - 10h18min

Comportamento

Compartilhar no Facebook

enviar email

Mudança de Hábito: Esforço, Estratégia e Persistência

Paula Silveira

Interina

O hábito é um comportamento aprendido, que mantemos sem pensar muito nele - é aquela ação mais automática que faz parte do nosso dia a dia. Seja em casa, no trabalho, nas horas de lazer, nossa vida é feita de bons e maus hábitos. O que comemos, vestimos, como e com quem falamos, como nos divertimos, as músicas que escutamos, o que lemos, como gastamos nosso dinheiro, enfim... somos os hábitos que aprendemos e alimentamos.

Pense agora no seu dia - estima-se que em torno de 40% das atividades que você desenvolve num dia são realizadas por hábito. Embora em muitas situações a gente ligue uma espécie de “piloto automático”, os hábitos são ações conscientes que podem ser modificadas. E é quando temos consciência destes hábitos e fazemos uma avaliação se são bons ou ruins, é que se torna mais fácil mudar.

Mas para fazer essa avaliação, precisamos investir no autoconhecimento: quando sei quem eu sou e onde quero chegar, avalio melhor meus hábitos – e compreendo se eles estão jogando a favor ou contra. Isso é praticamente definir uma estratégia de guerra.
Identifico o inimigo (os maus hábitos) e defino como derrotá-lo (hábitos novos e saudáveis).

É sua carreira profissional que precisa de uma virada? Quer emagrecer e ter uma vida mais saudável? Precisa melhorar sua vida financeira? Quer mais tranquilidade nos teus relacionamentos? Pois saiba que os hábitos influenciam em cada uma destas áreas da sua vida – e modificá-los provavelmente seja a chave para o sucesso.

Mudar não é simples. Exige esforço, estratégia e persistência. A mudança de hábito passa por etapas importantes, e sem elas dificilmente obtemos êxito.
Defina claramente seus objetivos, e comece com um de cada vez. Pense em soluções que sejam possíveis, e defina ações claras, que possam ser avaliadas.

Conte com uma rede de apoio - fique próximo de pessoas com os mesmos objetivos que você, ou que pelo menos compreendam os seus.

Mesmo parecendo difícil, persista, não desista. Os obstáculos estarão sempre no caminho, para nos dar mais coragem e nos ensinar o quanto podemos ser fortes. A mudança muitas vezes dói, mas nos faz maiores, podemos nos tornar um gigante diante das dificuldades.

Dê a si mesmo a oportunidade de começar algo novo.

Como disse Einstein, “Insanidade é continuar fazendo a mesma coisa sempre e esperar resultados diferentes”.

Psicóloga

(A Colunista Cristina André está em férias.)

Publicado em 13/1/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados