Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

11/12/2017 - 14h41min

Comportamento

Compartilhar no Facebook

enviar email

A Estrela de Belém

Há um filme infantil em cartaz na Capital Gaúcha que é um bonito presente para as famílias que acreditam na história mais conhecida que existe, a do primeiro Natal, desta vez contada pela ótica de um dos animais que dela participou. E não pensem que agrada apenas as crianças, este filme de animação, porque encanta também os adultos. Leve, engraçado em muitos momentos, comovente, assim é “A Estrela de Belém”, que eu e a Isabela, minha neta de cinco anos, assistimos e recomendamos a todos. Porque é um oásis no meio do deserto em que estamos nos perdendo da ternura.

A criançada vive o final do ano escolar e acompanha os preparativos das famílias para o Natal e o Ano Novo. São dias de formaturas, de escrever e enviar pedidos ao Papai Noel; de comprar ingredientes para as receitas especiais, de se lembrar de quem mais precisa e praticar ações solidárias. E quando dezembro estiver quase findo, nas festas natalinas e na virada de mais um ano, famílias estarão reunidas para celebrar o nascimento de Jesus e a chegada de um tempo novo.

Mas há estudos acadêmicos importantes sobre a nossa caminhada neste mundo que permitem prever, segundo um desses pesquisadores da História, o possível fim de tudo que a isso se refere, incluindo no pacote realista-pessimista a nossa própria preocupação com as outras pessoas, a solidariedade.

Segundo o escritor Yuval Harari, um dos mais influentes pensadores da atualidade, a sociedade em geral, neste século vinte e um, caminha e seguirá caminhando na direção do abandono de crenças religiosas tradicionais. A razão de tal comportamento, para esse respeitado professor de História da Universidade de Jerusalém, é a crescente falta de identificação das pessoas com as histórias de orações e milagres que vêm sendo contadas nas famílias, passando de geração a geração. Em outras palavras, o distanciamento cada vez maior entre a realidade dos jovens e as histórias bíblicas, visto que eles não são mais capazes de se sentirem parte do enredo. E na visão de Harari, isso se dá pela admiração exagerada aos meios tecnológicos, o que deverá ultrapassar inclusive os demais seres humanos em importância.

Pois está em cartaz em diversos cinemas da Capital Gaúcha um filme de animação que é bonito presente para toda a família, não apenas para as crianças. “A Estrela de Belém”, história do primeiro Natal, contada pelos animais, é um oásis de ternura no deserto de solidões conectadas em que estamos nos perdendo.

Eu e a Isabela adoramos.

Cristina André

[email protected]

Publicado em 9/12/2017.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados