Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

21/08/2017 - 10h52min

Comportamento

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Professor Harari

Ele é o escritor do momento. Seu livro “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”, que teve mais de dois milhões de exemplares vendidos em trinta e cinco países, hoje é livro-de-cabeceira de grandes lideranças mundiais em todas as áreas do conhecimento. Foi desbravando a nossa história sob a ótica científica e filosófica que o israelense Yuval Noah Harari, ph.D. em História pela Universidade de Oxford e professor na Universidade Hebraica de Jerusalém, com apenas quatro décadas de vida, tornou-se o intelectual mais importante da atualidade.

E de tanto estudar o passado, analisando comportamentos e dados científicos ao longo dos séculos, o genial escritor lançou mais um livro extraordinário: “Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã”. Desta vez, instigando a todos com suas projeções para o futuro da Humanidade a partir do conhecimento sobre o passado e das constatações a respeito do presente.

Estou lendo “Homo Deus”, com suas mais de quatrocentas páginas. Devo admitir, desde já, que compreendo perfeitamente o sucesso de Harari. Com uma capacidade ímpar de se fazer entender, sem que se faça necessário ser cientista, filósofo ou historiador para acompanhar seu raciocínio, faz novíssimas e surpreendentes afirmações baseadas em interpretações estatísticas, no conhecimento científico, na cuidadosa observação do comportamento humano. Tudo sem adotar esta ou aquela ideologia, apenas escancarando a realidade e seus caminhos futuros.

Algumas das afirmações desse escritor são instigantes. Sobre a fome, as pestes e a guerra, que foram nossas maiores preocupações ao longo da História, ele diz que hoje estão sob controle. Onde ainda há fome, ela é provocada por políticos, não por desastres naturais. E, ainda: a Coca Cola é mais perigosa para os americanos do que a Al-Qaeda, o açúcar mata mais do que a pólvora, há mais mortes por suicídios no mundo, a cada ano, do que por guerras, terrorismo e crimes somados. E os objetivos da Humanidade, agora, são a imortalidade, a felicidade e a divindade. Cada um quer ser um deus, transformando o Homo Sapiens em Homo Deus.

Yuval Noah Harari é o escritor do momento. Estou lendo “Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã”, no qual esse israelense mostra o mundo em que vivemos de uma maneira corajosa e original, apontando as possíveis consequências do nosso comportamento. São mais de quatrocentas páginas - que eu ainda não venci, mas posso adiantar que é uma das leituras mais interessantes que já fiz.

Cristina André

[email protected]

Publicado em 19/8/2017.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados