Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

13/02/2017 - 19h33min

Comportamento

Compartilhar no Facebook

enviar email

Verões de Antes

A Praia da Alegria já foi motivo de muita alegria para os guaibenses de nascimento e de coração. Era o melhor lugar daqueles verões escaldantes da Região Metropolitana, quando férias em praias de mar era privilégio dos abonados, considerados na época como “gente bem de vida”.

Verdade seja dita, vinham tantas famílias de outras cidades aos sábados e domingos para fazerem piqueniques à sombra daquelas acolhedoras árvores que mal sobrava espaço para os moradores desta terra cheia de histórias. Restavam, então, os dias da semana ditos úteis; de segunda a sexta, nos adonávamos das areias para jogar vôlei, pegar um “bronze” e conversar sobre a vida.

Mesmo com veraneio garantido em águas salgadas nos meses de janeiro e fevereiro, ninguém que pertencesse ao grupo jovem passava um verão inteiro sem dar uma chegadinha na Praia da Alegria, com sua grande extensão de areia, o trapiche, a água que parecia sempre dar pé. Nos finais de semana, a voltinha de carro era programa obrigatório, só para ver o movimento, testemunhar a invasão de “turistas da vizinhança”. E, no final da tarde de cada domingo ensolarado, observar, com espanto, o tanto de passageiros nos ônibus da Expresso Rio Guaíba que passavam rumo à Capital.

A Praia da Florida também era um lugar especial para todos nós, mas por outros motivos. Sua tarefa primeira não era de praia para o banho de água doce e o vôlei, tinha poucos espaços com areia. Mas havia uma área de árvores e sombras de grandioso valor, podíamos sentar ali e espantar o calor depois dos bons almoços domingueiros no hotel. Todo feito de madeira, dava o maior charme àquela esquina praiana, com sua pintura na cor verde água e a fama do restaurante.

Na Florida, também havia a Safe, um clube social que reunia as diversas famílias de veranistas, residentes em Porto Alegre, que tinham casa na nossa arborizada e elegante praia. Por lá, aconteciam boas reuniões dançantes, a garotada do Centro gostava de comparecer, pois a carteirinha de sócio do Clube do Comércio era aceita para entrar nas festas da Safe.

Alegria e Florida já foram motivos de alegria e orgulho para os guaibenses, de nascimento e de coração. Lugares de natureza privilegiada, dois belos refúgios daqueles verões de antes.

Cristina André

[email protected]

Publicado em 11/2/17.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados