Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

30/01/2017 - 16h16min

Comportamento

Compartilhar no Facebook

enviar email

Responsabilidade Social Individual

Não está fácil ser médico nesse País. Críticas a estes profissionais aparecem no noticiário, na propaganda política, na novela. O objetivo dessa citação não é defender ninguém nem demonstrar corporativismo, mas, sobretudo, comparar cenários conflituosos.

No Brasil, por exemplo, tudo é culpa do Estado: violência, insegurança, depredação de patrimônio público, estradas esburacadas, hospital sem recursos, inflação, falta de professores nas escolas, aumento do preço da gasolina. Qual é a responsabilidade individual e coletiva sobre o andamento do País? Cuidar da própria vida e do destino sempre será assunto individual, não depende apenas de ações de governo.

No assunto polêmico, que é o tratamento prescrito pelo médico, as pessoas têm que se responsabilizar por seus próprios atos, o profissional não pode assumir tudo sozinho. A ideia de muitos brasileiros, atualmente, é: “Minha pressão continua alta porque o remédio e o médico do posto são ruins”, porém, geralmente, boa parte deles não toma a medicação corretamente, não reduz o sal na comida, não pratica exercícios físicos. O indivíduo não tem nenhuma participação no sucesso do tratamento? Isso depende só do médico?

O que existe de equiparável no exercício da Medicina e da política no Brasil? Certamente, o embate entre a postura paternal e os princípios da justiça social e da autonomia individual. É imprescindível que o doente conheça o seu corpo, busque informações sobre as suas enfermidades, participe ativamente do tratamento, isto é, seja atuante, consciente e reformador. Da mesma forma, cabe ao cidadão ter conhecimento sobre as estruturas e o funcionamento do governo, das necessidades coletivas, participando efetivamente da administração.

Se o paciente tem diabetes e a enfermidade ainda não está bem controlada, deveria pensar: “Além da medicação prescrita pelo médico, quais outras medidas devo tomar individualmente para agregar êxito ao tratamento?”. Todavia, o pensamento de muitos é: “O remédio não é bom e o médico não presta”.

Se o residente de um determinado bairro está incomodado com um terreno baldio que junta lixo, insetos e andarilhos, deve debater com outros habitantes da comunidade como melhorar o lugar e quais ações coletivas poderiam contribuir na solução desse problema. Contudo, a postura que predomina é reclamar, culpar o governo pelo inconveniente e ficar aguardando o desfecho.

Quando os brasileiros vão adotar o comportamento de agir, participar, transformar, sair da passividade, da posição de espectadores do destino? Quando vão parar de se queixar e atribuir todos os infortúnios da vida aos outros?

Cidadania é a chave para o desenvolvimento e a saída para a solução de inúmeros problemas individuais e coletivos. E é sempre bom refletir: “O indivíduo pode terceirizar tudo na vida, exceto a responsabilidade por seu próprio futuro”.

Cristina André está em férias.

Publicado em 28/1/17

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados